5.º Encontro de práticas para a inclusão em Sintra

inclusao

A Câmara Municipal de Sintra, no âmbito da intervenção na área da Educação organiza o 5.º Encontro de Práticas para a Inclusão, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz, no próximo dia 18 de outubro.

Este encontro pretende a promoção da partilha de diversas práticas e vivências no seio da comunidade educativa, através do aprofundamento do percurso de vida da pessoa enquanto criança, adolescente e jovem para a construção de um processo de autonomia na transição da escola para a vida ativa.

O programa apresenta a comunicação “Praticar a Inclusão – Família, Saúde, Educação, Ciência, Desporto, Cultura e Sociedade”, do Professor Pedro Parrot Morato, que garante uma dimensão de reflexão e aprofundamento do assunto.

Na vertente de oficinas e - seguindo a lógica seguida em anos anteriores - estão presentes os Agrupamentos de Escolas que apresentam experiências e práticas, na resposta aos alunos desde o ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário. Estas oficinas contam ainda com a intervenção de formadores em várias áreas proporcionando aos participantes momentos de relação, experimentação e aprendizagens significativos.

Durante a tarde realiza-se uma mesa redonda sobre “Histórias de Vida da comunidade” - um momento privilegiado para dar voz a experiências de transição da vida escolar para a vida ativa - com o objetivo de discutir a necessidade de criar uma rede de suporte à integração socioprofissional da pessoa com deficiência na comunidade.

Informações e inscrições em http://cmsintra.malha.eu