50º Festival de Música de Sintra em homenagem a marquesa de Cadaval

apresentacao fest sintra

Na comemoração da 50ª edição, o Festival de Música de Sintra homenageia a marquesa de Cadaval com um programa dedicado à sua memória e um reportório selecionado segundo as preferências musicais da marquesa. De 9 de maio e 7 de junho, o festival realiza-se em palácios, quintas e parques de Sintra, com a presença de músicos nacionais e internacionais.

Durante a apresentação do festival realizada, hoje, na Pousada D. Maria I, em Queluz, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considerou este evento de música clássica “um momento muito significativo na promoção da cultura junto dos munícipes e dos interessados neste género musical”, que este ano se projeta em outros pontos do município com transmissões em streaming de alguns concertos, principalmente em zonas urbanas do município. Para Basílio Horta este aspeto é muito importante, porque desta forma “o festival sai dos locais habituais e vai ao encontro das pessoas”.

Na elaboração do programa do Festival de Música de Sintra, Adriano Jordão inspirou-se nos “gostos e na personalidade” da marquesa de Cadaval - explicou na apresentação pública do evento. Por isso é dado destaque à música de câmara, ao pianismo romântico, ao diálogo de gerações. O diretor artístico destacou ainda o último espetáculo do festival “Tributo a Dom Nuno Álvares Pereira” (Patrono da GNR ascendente direto dos Marqueses de Cadaval), aberto ao público com entrada gratuita, que decorrerá no largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz.

No festival de música clássica, organizado pela Câmara Municipal de Sintra, além da qualidade artística dos intérpretes e das temáticas anualmente selecionadas, este ano constam ainda no programa masters classes (Regaleira, Ribafria e Monserrate), a atuação de 3 bandas filarmónicas (Quinta da Ribafria) e uma exposição retrospetiva do Festival de Música de Sintra, para dar a conhecer ao público, na rua Heliodoro Salgado, um enquadramento do evento ao longo do tempo.

Os bilhetes para todos os concertos vão ter, este ano, o preço único de 10,00€. O valor da bilheteira reverte para o Conservatório de Música de Sintra, como forma de apoio às obras do novo espaço na Quinta da Fidalga.

Mais informações e programa em http://www.festivaldesintra.pt/

Acompanhe o página do facebook do Festival de Música de Sintra em https://www.facebook.com/festivaldesintra