A Quinta da Regaleira é um lugar de conto de fadas

regaleira 02

A Quinta da Regaleira, em Sintra, é um dos 12 locais que se podem considerar como de “conto de fadas”, no âmbito mundial. A avaliação com máxima classificação é dos utilizadores do site de viagens “Tripadvisor”.

A Quinta é um dos mais belos exemplares da arte revivalista do princípio do século XX, uma singular conjugação do esplendor romântico dos jardins e da mata com o Palácio dos Milhões, a Capela, a imponência enigmática do poço iniciático, os subterrâneos, os lagos e as grutas, que a transformam num lugar de conto de fadas.

Este lugar foi mandado construir entre a última década do século XX até à revolução republicana de 1910, por António Augusto Carvalho Monteiro, um português de grande fortuna, nascido no Rio de Janeiro. A Câmara Municipal de Sintra adquiriu a Quinta da Regaleira em 1997 e iniciou um processo de recuperação e restauro com o objetivo de preservar o riquíssimo valor patrimonial.

A Pequena Veneza, em França; o Ta Prohm, no Camboja; a selva Hoh, nos EUA; o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha;  a The Dark Hedges, na Irlanda do Norte; a Carmel Village, nos EUA; o Palácio de Chenonceau, em França; o Centro histórico de Cesky Krumlov, na República Checa; as grutas luminiscentes de Waitomo, na Nova Zelândia; a Abadia do Monte Saint-Michel, na França e a muralha velha de Hallstatt, na Áustria são os restantes onze lugares escolhidos como de conto de fadas que realmente existem.

Outras informações (AQUI