banco-livros-escolares1

Agualva comemorou Dia Europeu sem Carros

web DSC 5297

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade a Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal de Sintra promoveu no dia 24 de setembro, na Av. Bons Amigos, em Agualva, o Dia Europeu sem Carros.

Do conjunto de iniciativas, destacou-se uma corrida de carrinhos de rolamentos, a Conferência 'Mobilidade e alterações climáticas - Um problema local e global', bem como a livre utilização de segways, bicicletas eléctricas e 'test drive' de carros solares.

A data visou sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

web DSC 5338

web DSC 5435

web DSC 5319

• Polícia Municipal e SMAS no terreno para fiscalizarem depósito de entulhos
    entulhos 2 A Polícia Municipal, em conjunto com os SMAS, levou a cabo a semana passada durante um dia inteiro, uma operação de fiscalização de abandono e descarga de resíduos em locais ilegais. A missão visou a fiscalização de vários locais de forma orientada e concertada durante todo o dia com cinco equipas. Cada equipa foi composta por dois agentes da Polícia Municipal e dois Fiscais dos SMAS. Os procedimentos de abordagem nos casos de flagrante delito foram conduzidos pelos agentes da Polícia Municipal. Durante a manhã no Linhó, foi passado um auto de contra ordenação por um flagrante delito e uma identificação em Colares. No período da tarde/noite foi registado um flagrante delito, com auto de contra ordenação, no Mucifal, duas identificações no Algueirão e duas identificações em Colares. A questão ambiental é uma prioridade atual da autarquia, assim, a polícia municipal desenvolve estas operações de fiscalização no sentido de promover as boas práticas relativas a esta questão. A autarquia também iniciou, há cerca de dois meses, uma campanha de sensibilização onde apela para a denúncia (através do numero 961705089) destas ilegalidades. Mais 400 toneladas de entulhos removidas nos últimos meses A Câmara de Sintra deu início em setembro a uma campanha de sensibilização, fiscalização e recolha de depósitos ilegais de entulho. Até ao momento o município de Sintra já recolheu 405 toneladas de entulho depositado ilegalmente. Basílio Horta anunciou nessa altura que a Polícia Municipal passaria a dispor em permanência de duas equipas cada uma delas constituída por dois elementos, com o objetivo de levar a cabo a fiscalização prevista na lei e especificamente relativa à temática dos resíduos. “As equipas da Polícia Municipal terão de assegurar e garantir a devida articulação com as forças de segurança competentes, sempre que tal se afigure necessária”, sublinhou o presidente da autarquia. Basílio Horta anunciou também que a autarquia viria a “reforçar a campanha de sensibilização das populações para a questão dos resíduos, mas serão de imediato iniciadas e mantidas pelos serviços municipais e municipalizados operações sistemáticas e contínuas no que respeita à remoção coerciva dos resíduos ilegalmente depositados ou abandonados, com prioridade para as situações tidas como mais graves no domínio do ambiente e da qualidade de vida”. A autarquia definiu desta forma uma orientação transversal para todos os serviços da Câmara, que determinou a questão dos despejos ilegais de resíduos como uma prioridade na atuação da câmara. “Dentro de três meses pretendo fazer uma avaliação e balanço sobre as medidas que vamos agora implementar”, sublinhou na altura o presidente da autarquia.

|  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016