Apresentação do livro "Mil Novecentos e Setenta e Cinco"

tiago-patricio

Decorre na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sintra dia 31 de janeiro, pelas 16h, a apresentação  do novo livro de Tiago Patrício"Mil Novecentos e Setenta e Cinco".

Nesta obra, o autor descreve uma viagem improvável a uma aldeia imaginária do nordeste transmontano no ano de viragem de 1975, representada num romance por várias personagens que tentam recuperar formas de vida que estão a desaparecer, em contraste com um novo mundo que se impõe.No dia 3 de fevereiro pelas 14h30m, e no mesmo local o autor fará nova apresentação da obra, destinada ao público escolar,e visando sobretudo alunos do 11º e 12º ano.

Tiago Patrício, nascido no Funchal em 1979, viveu em Trás-os-Montes até aos 19 anos, e é formado em Farmácia. Em 2000 começou a trabalhar em teatro, tendo sido um dos fundadores do Grupo Com-Siso. Também escreveu peças para as companhias Teatromosca, de Sintra, Estaca Zero e Ponto Teatro, do Porto. Os seus primeiros poemas e contos foram publicados entre 2007 e 2010 nas coletâneas Jovens Escritores do Clube Português de Artes e Ideias.

Venceu os prémios Daniel Faria e Natércia Freire de poesia, e a sua peça Checoslováquia recebeu uma menção honrosa no prémio António José da Silva. O seu primeiro romance, Trás-os-Montes, que começou a escrever aos 19 anos, ganhou o Prémio Agustina Bessa-Luís em 2011.

Outras obras publicadas: O Livro das Aves, poesia, edição Quasi, 2009; Cartas de Praga, poesia (bilingue), edição CPAI, 2010;Checoslováquia, teatro, edição MoscaMorta, 2011; A Memória das Aves, poesia, edição do autor, 2012; Trás-os-Montes, romance, edição Gradiva, 2012 ou  O Estado de Nova Iorque, viagens, edição Gradiva, 2013.