icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Artesãos do Concelho de Sintra

O Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + acto).

O artesão é identificado essencialmente como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha na sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até ao acabamento final ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confeção do produto.

Na nossa era pós-industrial e globalizada, em que a descaraterização e a desumanização do trabalho produzido imperam, não é demais realçar a dimensão cultural e única do artesanato, como expressão cultural popular remanescente dos tempos de antanho e tanto mais preciosa, porque, na sua génese, reside toda a expressão da alma de um povo.

É, assim necessário preservar esse legado e incentivar quem, muitas vezes com uma elevada dose de voluntarismo, continua a perpetuá-lo.

Sem prejuízo da visão mais tradicional de artesanato, atrás exposta, julga-se também oportuno reconhecer todos os casos em que, numa evolução natural, têm sido incorporados novos processos produtivos, formas e desenhos ou motivos que ostentem um carácter diferenciado relativamente à produção industrial seriada, em que a distinção se efetiva com recurso a valores tais como a qualidade, a criatividade, o design, a contemporaneidade e a exclusividade.

A Câmara Municipal de Sintra distingue os artesãos do concelho com o Selo de Qualidade® do Artesanato, onde pretende prestigiar e valorizar a produção artesanal local, conferindo às peças o justo reconhecimento da sua autenticidade, qualidade e mestria de execução.

Em Sintra, existe a Associação do Grupo de Artistas de Vale Eureka, que organiza e promove o Artesanato (conheça a GAVE)

Artigos relacionados

  • Festejos anuais em destaque este fim de semana
    Vila-de-Sintra Durante o fim de semana realizam-se por todo o concelho os tradicionais festejos anuais, sugerimos as Festas de S. Mamede, em Janas a partir de domingo, 12 de agosto, com diversas atuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017