Câmara de Sintra adota alternativa à utilização de herbicida com glifosato

A Câmara Municipal de Sintra está a utilizar um herbicida biológico, à base de extratos de plantas, com 500g/litro de ácido pelargónico, abandonando totalmente o uso de herbicidas com glifosato.

Este herbicida é aplicado zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação onde haja plantas infestantes, plantas que crescem em locais onde não são desejáveis.

As infestantes, crescem facilmente em meio urbano, nas vias de comunicação, passeios, bermas das estradas, jardins públicos, linhas férreas, etc. e o seu controlo deve-se a diversos fatores, como a exigência da população, possibilidade de com o tempo causarem danos em infraestruturas, por razões operacionais nas vias férreas ou por poderem constituir abrigo de pragas ou doenças.

As instalações de armazenamento deste herbicida estão de acordo com a legislação em vigor e é colocado um aviso 48 horas antes da aplicação do herbicida, com informação do local, data, produto, nº de autorização de venda e cuidados a observar aos munícipes, conforme o modelo da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos