Câmara de Sintra reforça defesa da floresta contra incêndios

A Câmara Municipal de Sintra aposta uma vez mais na defesa dos espaços florestais do concelho e aprovou, para o efeito, um contrato interadministrativo a celebrar com a Guarda Nacional Republicana (GNR) tendo em vista o prolongamento do funcionamento da vigilância nos Postos da Rede Nacional de Postos de Vigia.

Este protocolo, aprovado em reunião de executivo, tem como objetivo o prolongamento do funcionamento da vigilância nos Postos de Vigia situados na Pedra Amarela, a funcionar de maio a novembro, e em Nafarros e Alcoitão, a operar de junho a outubro, sendo a ação de patrulhamento coordenada pela Guarda Nacional Republicana.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, “é uma das nossas responsabilidades garantir a preservação de um dos principais pulmões verdes da Área Metropolitana de Lisboa. A Serra de Sintra é um património natural de valor inestimável, que representa um testemunho vivo da história e identidade do concelho”.

Os Postos de Vigia da Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV), situados na Pedra Amarela, Nafarros e Alcoitão, permitem efetuar a vigilância de parte muito significativa da Serra de Sintra, que integra o Parque Natural Sintra-Cascais e a zona classificada como Paisagem Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A Rede Nacional de Postos de Vigia é, atualmente, um dos principais mecanismos de vigilância e deteção de incêndios florestais a funcionar no país.  A atividade da Rede Nacional de Postos de Vigia na área da vigilância e deteção de incêndios permite uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa.

Para além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a Rede contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos