30 anos da Mostra de Teatro das Escolas assinalados em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a companhia de teatro Chão de Oliva, promoveu a Jornada de Teatro e Educação, esta quinta-feira , com o objetivo de assinalar os 30 anos da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra.

O programa do evento, realizado no Centro Cultural Olga Cadaval, foi composto por três painéis, com debates e testemunhos de participantes, e um workshop realizado por Maria Gil.

Na sessão de abertura desta iniciativa, o vice-presidente da autarquia de Sintra, Bruno Parreira, referiu que “é o nosso grande desafio e trabalho, lançar a semente da curiosidade intelectual junto das nossas crianças e dos nossos jovens” mencionando ainda que “muitos jovens poderão não ter nenhuma ocupação ligada ao teatro, mas vão mais ricos para tudo aquilo que venham a fazer no seu futuro e, para tal, é importante que tenhamos a capacidade de oferecer na rede de escola pública e na cultura do concelho, ofertas como a Mostra de Teatro”.

Durante o dia, os participantes puderam ouvir as memórias e os testemunhos de membros da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra e assistir a um painel de debate sobre a importância da formação de professores e educadores na área de teatro. Foi ainda refletido “A dimensão comunitária em projetos artísticos em educação formal e não-formal”, com ligação entre o espaço escolar e a(s) comunidade(s) envolvente(s).

O encerramento ficou a cargo de Maria Gil, com um workshop dedicado às práticas artísticas e colaborativas para o desenvolvimento de projetos em contextos formais e não formais.

A Mostra de Teatro das Escolas de Sintra resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a companhia de teatro Chão de Oliva, Centro de Difusão Cultural em Sintra. Através da expressão dramática, esta iniciativa pretende desenvolver competências tanto nos alunos, como nos seus educadores.

Além da apresentação dos trabalhos finais de cada grupo participante, o programa aposta na formação dos seus educadores, professores, monitores de ATL e responsáveis pelos grupos de teatro das escolas da rede pública e privada do concelho de Sintra.