Abertura do Festival de Sintra em destaque este fim de semana

A abertura da 54.ª edição do Festival Internacional de Música de Sintra “Da Corte às Ruas” e mais uma edição da Feira Setecentista de Queluz são algumas das propostas para visitar Sintra este fim de semana.

A Orquestra Gulbenkian, sob comando do maestro Raphaël Oleg e com Nelson Freire ao piano, abre a 54.ª edição do Festival de Sintra com o tema “da Corte às Ruas”, no dia 6 de setembro, às 21h30 no Centro Cultural Olga Cadaval.

A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo seu fundador, maestro Osvaldo Ferreira, estreia-se no Festival de Sintra com a pianista russa Kristina Miller, num concerto de descentralização em São João das Lampas, no dia 7 de setembro, às 18h00.

De 5 a 8 de setembro será possível viajar até ao século XVIII na Feira Setecentista de Queluz, no Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz. Com entrada livre, esta feira terá como tema “Jardins, espaço de divertimento e de lazer”. Queluz viaja até ao século das luzes e promove uma feira exuberante, representativa do quotidiano setecentista, onde o visitante é acompanhado por marquesas de longas cabeleiras ou marialvas com tricórnios emplumados.

A Galeria Municipal da Casa Mantero vai receber a exposição e instalação “Manifest”, de Clo Bourgard, patente de 7 de setembro até 2 de novembro.  A reflexão será feita através da instalação central espelhada, com reflexão sobre seis pinturas onde será representada rostos em tela: Rostos do Mundo.

Até 8 de setembro, o Largo de São João das Lampas recebe a Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, com entrada livre. A festa terá espaços de divertimentos, bancas de restauração, vendedores ambulantes e artesãos, e um programa diversificado, como bailes, teatros, fados, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, entre outras atividades.

A Base Aérea nº1 de Sintra e o Museu do Ar promovem o "Dia de Base Aberta", com diversas atividades abertas ao público, no próximo dia 8 de setembro, a partir das 09h30 até às 17h00. Neste dia poderá conhecer várias aeronaves, civis e militares (como o Épsilon TB30 e o Chipmunk Mk20), assistir a demonstrações operacionais, observar a passagem do F-16, visitar alguns serviços da unidade, onde se inclui a visita ao simulador da aeronave Epsilon, a Torre de Controlo, o hangar da manutenção das aeronaves e ainda realizar um batismo de voo na aeronave C-295M.

O Museu Anjos Teixeira inaugura a exposição “Nú” no dia 7 de setembro, às 16h00, e ficará patente até dia 5 de janeiro. A mostra pretende exibir a visão de cada mestre em relação ao corpo humano e à sua nudez, com esboços elaborados pelos mesmos antes das suas esculturas.

O espetáculo “Nocturnus” está em cena na Quinta da Regaleira, até dia 7 de setembro, às sextas e sábados, pelas 23h59. “Nocturnus” é uma criação original que pretende explorar e fundir o universo literário de Edgar Allan Poe, com o cenário esotérico de Sintra.

A segunda sessão do Poetry Slam realiza-se no dia 7 de setembro, a partir das 15h00, na Biblioteca Municipal do Cacém. Esta atividade trata-se de uma forma de dizer poesia em público, disfarçada de competição.