Câmara de Sintra descobre mesquita dos séc. XI e XII no Alto da Vigia

A Câmara Municipal de Sintra continua os trabalhos de investigação no sítio arqueológico do Alto da Vigia, junto à Praia das Maçãs, tendo agora identificado e escavado as ruínas de uma segunda mesquita do ribat islâmico datável dos séculos XI e XII.

Este lugar seria simultaneamente de oração e de vigilância da costa face ao risco de ataque, nomeadamente por parte das forças cristãs.

Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, “esta nova descoberta não enriquece apenas a nossa compreensão sobre Sintra, mas vem fortalecer o nosso compromisso com a preservação e valorização do património cultural do concelho”.

A descoberta de uma nova mesquita, pela equipa de arqueologia da autarquia, vem reforçar a importância deste espaço sagrado para o Islão, que documenta um tipo de realidade arquitetónica para a qual se conhecem apenas outros dois sítios em toda a Península Ibérica: um em Aljezur e outro junto a Alicante, Espanha.

Os trabalhos contaram com a colaboração de voluntários e de estudantes dos cursos de arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.