17.ª edição da ETerna Biblioteca realizou-se em Sintra

Sintra acolheu a 17.ª edição da ETerna Biblioteca – Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares, nos dias 22 e 23 de novembro.

A sessão de abertura realizou-se no Centro Cultural Olga Cadaval e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira, Manuela Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e Paulo Branco, diretor do Lisbon & Sintra Film Festival – LEFFEST.

Rui Pereira salientou a importância e a relevância deste projeto que proporciona momentos de partilha “no sentido de termos uma visão global, mais completa daquilo que é o nosso trabalho e poder aqui estabelecer melhores plataformas de cooperação e de interação entre todos e sobretudo entre os públicos a que nos dedicamos”.

Este dia ficou marcado pela apresentação do livro “Os Tempos de Sophia”, de Rosabela Afonso, e a exibição do filme “Sophia, na Primeira Pessoa”.

No dia 23 de novembro o Palácio Valenças, em Sintra, recebeu Isabel de Sena, filha de Jorge de Sena, onde falou sobre a biblioteca pessoal do seu pai, conduzida pela jornalista Inês Fonseca Santos.

A par de painéis que apresentaram o trabalho realizado pelas escolas, conferências, ateliês e visionamentos de filmes - que revestem este evento sempre de uma enorme expectativa -, acresceu a esta edição a continuidade da parceria estabelecida com o LEFFEST, que permitiu contemplar sessões de cinema reservadas às escolas, entre os dias 18 e 21 de novembro.

A ETerna Biblioteca, tendo sido o primeiro Encontro oficial a ocorrer em Portugal, desde 2003, no âmbito da organização, funcionamento e animação das bibliotecas escolares.

Esta iniciativa continua a destacar-se como uma referência para outros encontros desta natureza. Tem por público-alvo professores, educadores e demais agentes educativos e culturais com interesse nesta matéria, mas também para todos aqueles que simplesmente se interessam pelo Livro e pela Leitura, provenientes de variadíssimas partes do país.

Projeto de grande relevância, reconhecimento da autarquia deste projeto e de o extraordinário trabalho que se vai realizando.