Atividades gratuitas para todos nos Centros Lúdicos de Sintra

A Câmara de Sintra continua a proporcionar diversas atividades gratuitas nos Centros Lúdicos, durante o mês de novembro, dedicadas a crianças, jovens, famílias e comunidade educativa.

Das muitas atividades, o destaque vai para a comemoração do Dia de São Martinho, no dia 11 de novembro, no Centro Lúdico das Lopas, com uma programação repleta de atividades, música e animação para toda a família.

Já no Centro Lúdico de Massamá durante todo o mês de novembro realiza-se a oficina “Mural de outono” onde se promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

“Doce espetada” é a oficina de culinária que o Centro Lúdico de Rio de Mouro promove, nos dias 4 e 8 de novembro, para comemorar o Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis.

Rede de Equipamentos Lúdicos de Sintra, integra o Centro Lúdico das Lopas, Centro Lúdico de Massamá e Centro Lúdico de Rio de Mouro e tem como missão responder de forma eficaz e equitativa às necessidades sentidas pela comunidade neste domínio.

A participação em atividades dirigidas à comunidade educativa requer inscrição no equipamento municipal correspondente. Saiba mais sobre estes equipamentos municipais AQUI

Centro Lúdico das Lopas

11 novembro, 15h00

“Festa de São Martinho!” | Oficinas de culinária, expressão plástica e artística

No âmbito das comemorações do Dia de S. Martinho o Centro Lúdico das Lopas vai promover uma tarde com as famílias com diversas atividades, música e animação.

25 a 30 novembro, todo o dia

“Oficinas de Natal” |Oficina de artes plásticas

Quase a chegar ao Natal e a equipa do Centro Lúdico vai disponibilizar um conjunto de oficinas de artes plásticas dedicadas à época natalícia para decorar a árvore de natal.

Comunidade Educativa

Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia.

• Roda de Histórias

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.

Centro Lúdico de Massamá

18 novembro, 15h00

“O Principezinho” | Hora do conto

O Principezinho é a história de um rapaz que vivia só num planeta pouco maior do que ele. Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos.

Atividade dirigida a maiores de 6 anos, gratuita.

23 novembro, 15h00

À Conversa sobre… “lendas” | Conversas desconstruídas

Sessão de partilha entre os participantes sobre lendas que vão sendo contadas ao longo do tempo, reforçando a importância do diálogo aberto.

Atividade dirigida a maiores de 10 anos, gratuita.

Novembro, todos os dias

“Mural de outono” | Oficina de artes plásticas

Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

• Oficina de expressão plástica

• Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.

Histórias disponíveis: “Histórias para espreitar” e “O Principezinho”.

Centro Lúdico de Rio de Mouro

4 novembro, 11h00

“Doce espetada” em família |Oficina de culinária

No âmbito das comemorações do dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis a equipa de animação vai promover uma manhã de culinária onde o ingrediente principal é a fruta. Cada participante ou família deve trazer uma peça de fruta.

Atividade dirigida a todas as idades, gratuita, com inscrição no balcão, pelo telefone 21 923 68 70 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

8 novembro, 10h30

“Veleiros de Cabo Verde do séc. XX” | Inauguração da exposição – Associação RJ Anima

A presente exposição retrata à data da descoberta do arquipélago de Cabo Verde, veleiros históricos onde o autor guarda recordações de viagens fantásticas e memoráveis. Exposição guiada por Jorge Silva seguida de uma oficina complementar.

8 novembro, 15h00

“Doce espetada” | Oficina de culinária

No âmbito das comemorações do dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis a equipa de animação vai promover uma tarde de culinária onde o ingrediente principal é a fruta. Inscreve-te e trás a tua fruta preferida.

18 novembro, 15h00

“Entre gerações em família” | Oficina de artes plásticas

O “Entre Gerações” é um projeto integrado nas dinâmicas da Universidade Sénior da Junta Freguesia de Rio de Mouro, que pretende criar contatos e dinâmicas entre crianças/ jovens e sensores.

Atividade dirigida a maiores de 3 anos, gratuita, com inscrição no balcão, pelo telefone 21 923 68 70 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

22 novembro, 15h00

À conversa sobre… “os teus direitos” | Conversas desconstruídas

Sessão de partilha entre os participantes sobre os direitos das crianças, reforçando a importância do diálogo aberto.

Atividade dirigida a maiores de 10 anos, gratuita.

• “Doce espetada” | Oficina de culinária

Através de uma oficina de culinária o centro lúdico sensibiliza para a importância de uma alimentação saudável, equilibrada e variada. Nesta oficina, os participantes são convidados a trazer uma peça de fruta e todos juntos fazer a sua espetada e falar sobre a importância da fruta na alimentação.

• “Veleiros de Cabo Verde do séc. XX” | Exposição

Atividade dirigida a Jardim de Infância 1.° e 2.º Ciclo do Ensino Básico.