Autarquia investe em requalificações de escolas secundárias

A Câmara Municipal de Sintra vai investir 6 milhões e 118 mil euros na requalificação de escolas secundárias do concelho melhorando assim a qualidade dos estabelecimentos de ensino de milhares de crianças.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, mencionou que um dos grandes objetivos da autarquia sempre foi a requalificação das escolas, “assim que foi possível criámos o primeiro grande plano de reconstrução e de requalificação das escolas da nossa competência, um investimento de 24 milhões de euros, mas não podíamos ficar por aqui”, referiu o autarca, “entendemos que os alunos que frequentam as escolas que ainda dependem do governo central devem ter os mesmos direitos, e por isso começámos a  elaborar um plano para interferir nas escolas que, mesmo não sendo da nossa responsabilidade direta, são motivo da nossa preocupação”.

De relembrar que a autarquia assinou com o Ministério da Educação, em maio passado um protocolo de colaboração para realização de obras de requalificação e de modernização estabelecimentos de ensino secundário.

As escolas secundárias a serem intervencionadas são Leal da Câmara, Gama Barros, Matias Aires, Stuart de Carvalhais, Miguel Torga e Ferreira Dias.

O plano de intervenção para as escolas passa pela conservação e reabilitação dos edifícios para inverter a trajetória de décadas sem conservação de forma a garantir boas condições de funcionamento, garantido as condições de conforto dos mesmos.

Assim, serão substituídas as coberturas em fibrocimentos, substituídas as caixilharias, impermeabilização de terraços, pintura de exteriores, reparações interiores e requalificação da cozinha, repavimentação parcial do logradouro, pintura de campos de jogos e reparação de vedações.

Em 2018 a câmara apesentou um Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra (básicas 1, 2 e 3) para a requalificação de 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários, e até 2021 prevê-se a conclusão das mesmas, o que levou a autarquia a realizar um novo plano para as escolas secundárias, que sendo da responsabilidade da Administração central, não poderiam deixar de ser intervencionadas.