Câmara de Sintra inaugurou a Bacia de Retenção de Vale Flores

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, esta sexta-feira, a Bacia de Retenção de Vale Flores, na União das Freguesias de Sintra, um investimento de 397 mil euros.

A Bacia de Retenção de Vale Flores abrange uma área aproximada de 19.000 m² e detém um sistema naturalizado de retenção temporária das águas pluviais de modo a retardar a sua entrada no coletor, diminuindo assim a pressão na rede e simultaneamente valoriza este espaço em termos ecológicos e paisagísticos.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “esta intervenção assume-se sobretudo como uma medida de prevenção e segurança”, acrescentando ainda que “este é o caminho para alcançar melhores condições para os munícipes”.

Esta intervenção contemplou a alteração da morfologia do terreno de modo a formar duas bacias ligadas em série. Sendo que uma das bacias situada no lado poente de dimensão inferior irá desacelerar a velocidade das águas, através da execução de um percurso serpenteado formado por molhes de pedras, já a segunda bacia servirá para reter e infiltrar as águas em caso de ocorrerem eventos meteorológicos extremos.

Este projeto visou mitigar os efeitos das inundações urbanas que afetam toda esta área, tendo por isso, as bacias, sido construídas em terreno natural e revestidas por prado, procedendo-se igualmente à manutenção da vegetação existente bem como de novas plantações.

No mesmo local, a autarquia aprovou recentemente a criação de um Parque de Lazer e Canino, que pretende dotar esta área urbana com um novo espaço verde destinado a atividades de lazer e recreio para a fruição da população.

Encontra-se ainda em construção o Ecocentro de Vale Flores que permitirá o aumento da recolha seletiva multimaterial melhorando a higiene urbana.

Este projeto/investimento é apoiado pelo COMPETE2020 – REACT-EU.