Câmara de Sintra requalifica espaço público na Serra das Minas

Teve início esta segunda-feira o programa de requalificação do espaço público do Bairro João XXIII na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro.

As obras tiveram início com a requalificação de edifícios municipais, a construção de um parque intergeracional, zonas de lazer e de convívio e espaços de jogo e recreio interligados por espaços verdes.

Este é um investimento de 353 mil euros, e que estará finalizado no início de setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra lembrou que estes investimentos inserem-se na estratégia que a autarquia tem seguido nos últimos anos de requalificação do espaço público. “Temos investido e apostado na melhoria das nossas aldeias, vilas, localidades e cidades”, sublinhou Basílio Horta.

A requalificação abrange mais de 6 mil metros quadrados do Bairro João XXIII na Serra das Minas. Serão ainda reabilitados na totalidade 6 edifícios municipais, com intervenções exteriores e interiores com um prazo de execução de 365 dias.

Durante a cerimónia que marcou o início das obras, o autarca lembrou os investimentos concretizados e programados nas duas escolas da Serra das Minas, que atingem o valor de cerca meio milhão de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra recordou ainda o investimento de 1 milhão e 900 mil euros, que está a decorrer na Serra das Minas, que permite a substituição de todo o sistema de distribuição de água. Esta é uma obra que abrange cerca de 12 mil habitantes, numa extensão de rede a instalar de 11 km, com o total de 825 ramais remodelados. “Este investimento também vai permitir enterrar muitos dos contentores do lixo, contribuindo assim para a melhoria do ambiente urbano”, lembrou Basílio Horta.

“O desenvolvimento inclusivo é uma opção da Câmara Municipal, perante a necessidade de intervenção nas áreas esquecidas durante muitos anos”, reforçou o autarca. “Sintra é um município com 319 km2, cerca de 400 mil habitantes, mas sempre optando por ser concelho inclusivo e solidário”, defendeu.

Este é um projeto cofinanciado pelo PEDU - Plano Estratégico para o Desenvolvimento Urbano.

Designação do projeto: Rio de Mouro - espaço exterior ao bairro João XXIII (com horta solidária)

Código do projeto: LISBOA-08-4943-FEDER-000072

Objetivo principal: Regeneração socioeconómica e física de comunidades e zonas desfavorecidas

Região de intervenção: NUT II - Área Metropolitana de Lisboa