Empresas com melhores práticas sustentáveis reconhecidas em Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebeu esta terça-feira a cerimónia de atribuição de distinções a empresas de turismo que se comprometeram a adotar práticas sustentáveis.

As distinções foram atribuídas pelo Turismo de Portugal a 180 empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e às empresas com relatórios de sustentabilidade gerados através da ferramenta FOREST.

A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, que destacou o compromisso da vila de Sintra com as práticas sustentáveis e a preservação do ambiente, sublinhando o empenho da autarquia em impulsionar o turismo por meio de investimentos no setor hoteleiro, buscando conciliar esse crescimento com a preservação ambiental.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva salientou que “queremos que as nossas empresas turísticas se tornem veículos de sustentabilidade. O nosso objetivo é fazer do turismo uma plataforma de promoção da proteção ambiental e o respeito pelos ecossistemas”.

Durante a cerimónia António Costa Silva o anunciou uma nova linha de financiamento no valor global de 50 milhões de euros para apoiar investimentos na área da sustentabilidade.

Trata-se de uma linha de financiamento, com garantia mútua e apoio máximo por operação de 500 mil euros, destinada a projetos de investimento na área da sustentabilidade promovidos por empresas do turismo.

Esta sessão contou com um debate com especialistas, como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, dedicada ao “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”.

No enceramento o secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda salientou “que é importante garantir estratégias atrativas de sustentabilidade no turismo para o desenvolvimento económico, social e ambiental posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

O Programa Empresas Turismo 360º, lançado em novembro de 2021, pretende incentivar as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo através de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.

Image