Ministra da Habitação visita reabilitação de habitação social em Sintra

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitaram, esta sexta-feira, os trabalhos de reabilitação de prédios de habitação social, na Freguesia de Rio de Mouro.

A visita teve início na Rua Sacadura Cabral, nas Mercês, num edifício de dez frações que a autarquia reabilitou integralmente e que se destina ao Programa Municipal de Arrendamento Jovem.

Os trabalhos consistiram na demolição da cobertura, estrutura, chaminés, pavimentos e revestimentos, execução de alvenarias, rebocos, estuques e pinturas, colocação de novos revestimentos de tetos, paredes e pavimentos, instalação de equipamentos sanitários e mobiliário (armários roupeiros, técnicos e de cozinha) e instalação de eletrodomésticos (exaustor de fumos, forno de encastrar e placa de indução).

Durante a visita, Basílio Horta, referiu a importância do tema da habitação no atual contexto do país, “a habitação é um bem essencial à vida das pessoas e com estas empreitadas que a autarquia tem vindo a realizar vai permitir dar resposta às necessidades dos munícipes”. “No caso da habitação jovem é muito importante pois vai permitir atrair os jovens para o concelho e com estas intervenções pretendemos colmatar as dificuldades sentidas pela população em matéria de habitação".

Já na Rua do Forte, na Serra das Minas, a autarquia tem a decorrer trabalhos de reabilitação energética em 53 fogos de habitação social, empreitada integrada na Estratégia Local de Habitação que visa garantir condições de acesso a uma habitação condigna.

As intervenções vão contemplar a realização de trabalhos de reabilitação nas coberturas dos edifícios, paredes exteriores, caixas de escadas, incluindo a instalação elétrica, substituição de caixilharias e de estores e são apoiadas financeiramente pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.