Projeto de requalificação do Largo de São João das Lampas apresentado em Presidência Aberta

O projeto de requalificação do Largo de São João das Lampas, foi apresentado pela Câmara Municipal de Sintra, no decorrer da Presidência Aberta na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, numa reunião aberta à comunidade.

O Largo de São João das Lampas está inserido na área de reabilitação urbana (ARU) de São João das Lampas/Magoito e a sua requalificação abrange uma área total de intervenção de 24 mil mnum investimento no valor de 1 milhão e 600 mil euros.

Este projeto estruturante pretende valorizar a centralidade desta localidade e compreende as seguintes áreas: a Avenida Central (parte); Rua 1.º de Maio; Rua da Anta; Rua da Barroca; e o troço entre a Avenida Central e a Rua 1.º de Maio.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra sublinha que “este largo é um espaço magnífico e a nossa ideia é que fique ainda mais apelativo e mais "amigo" dos peões e utilizadores do espaço. Não se pretende mudar, mas enriquecer e valorizar este espaço e o património que aqui encontramos. Este é um projeto que pretende valorizar a identidade de São João das Lampas.” O autarca concluiu a sua intervenção frisando que “queremos requalificar o Largo sempre com o objetivo de respeitar e valorizar o espaço para fruição das pessoas que aqui vivem”.

A proposta de requalificação assenta, sobretudo, no reperfilamento das vias e mantendo genericamente as cotas altimétricas e o material em betuminoso, garantindo a circulação nos dois sentidos, na Avenida Central, na Rua da Anta, num troço da Rua 1.º de Maio (junto à Ermida) e na Rua da Barroca. Enquanto que no troço da Rua 1.º de Maio, entre a Rua da Anta e a Rua da Barroca, é proposta a circulação num único sentido (norte / sul).

O projeto de requalificação abrange ainda a criação de novas bolsas de estacionamento, locais próprios para transportes coletivos de passageiros; adequação dos espaços de passeio para peões, criação e reformulação dos locais de atravessamento para peões; lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada; reforço da sinalização rodoviária na aproximação de passagens de peões e criação de plataforma elevada na Av. Central, junto à igreja.