Prolongamento do Parque Urbano Rinchoa-Fitares avança em março

A Câmara Municipal de Sintra vai iniciar no próximo mês de março o prolongamento do parque urbano Rinchoa-Fitares.

Com um investimento superior a um milhão e seiscentos mil euros, esta obra vai permitir unir a freguesia de Rio de Mouro ao Cacém através de um corredor verde.

“Melhorar a qualidade de vida é um dos objetivos deste novo espaço, permitindo que todos que vivem na freguesia desfrutem de novos e requalificados espaços públicos”, lembra Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

O prolongamento do parque urbano vai favorecer a circulação pedonal tornando assim a cidade acessível e segura a todos. A obra implica revitalizar os espaços de estadia, recreio e jogo adequando-os às necessidades da população residente, criando novos atrativos e melhorando a qualidade paisagística dos espaços.

O projeto terá particular atenção na escolha do tipo e da localização do mobiliário urbano (bancos, papeleiras, depósitos de resíduos sólidos, estacionamento de bicicletas, paragens de autocarros, sinalética viária e outra) e os elementos de iluminação pública.

“O município de Sintra pretende dinamizar o espaço público, aumentando a oferta lúdica e recreativa”, sublinha Basílio Horta.

O projeto de ligação envolve a recuperar a “naturalidade” da linha de água e da sua margem, incluídas no domínio público hídrico, através de ações de demolição de construções, limpeza de resíduos sólidos urbanos, remoção da vegetação invasora e infestante. Será também concretizada a recuperação da galeria ripícola através da plantação de espécies adequadas.

A primeira fase do parque urbano de Rinchoa-Fitares surgiu da estratégia da Câmara Municipal de Sintra que pretende aumentar a oferta de parques urbanos no município vocacionados para o lazer, o desporto e a cultura.

O atual espaço de natureza em meio urbano, inaugurado em 2015, caraterizado por vegetação mediterrânica e eucaliptos, foi reabilitado e transformado num parque com uma área aproximada de 12 hectares.

A localização privilegiada a nível da centralidade urbana e de acessos pode ser considerada uma zona com grande interesse ambiental, recreativo e vocacionado para a prática desportiva ao ar livre, com grande potencial educativo a desenvolver por escolas locais.