Sintra assinala 25 de Abril com inaugurações

A Câmara Municipal de Sintra assinala os 48 anos do 25 de Abril com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, concertos e novos espaços públicos.

No dia 25 de abril, às 10h00, nos Paços do Concelho, decorrerá o tradicional hastear da bandeira com a participação da Banda Filarmónica Os Aliados.

Às 10h45, realiza-se uma visita à Rua dos Arcos, em pleno Centro Histórico da Vila de Sintra que está a ser alvo de requalificação, promovendo assim uma revitalização das cidades, em particular das suas áreas mais degradadas.

O percurso pedonal e ciclável, entre o Parque de Lazer Pinto Vasques e a Quinta da Ribafria vai ser inaugurado pelas 11h15. Este espaço está inserido na requalificação paisagística da Ribeira de Colares -Ligação Lourel-Ribafria, num investimento de 280 mil euros.

O Parque Intergeracional Mem Martins Poente será inaugurado pelas 12h00 e localiza-se entre a Rua Fernando Pessoa e Rua Júlio Pomar.
Com uma área de intervenção aproximada de 10.000m², este novo espaço multifuncional e integrado, vai melhorar as condições do espaço público, passando pela articulação dos acessos existentes, criando uma dinâmica que corresponde às funções de lazer, estadia e mobilidade.

À tarde, pelas 16h00 a Orquestra Municipal de Sintra -D. Fernando II sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para um concerto gratuito. Sob a direção do maestro Cesário Costa, o concerto apresenta um reportório dedicado inteiramente ao cancioneiro associado a esta data, com obras de autores como Zeca Afonso, Carlos Paredes, Fernando Tordo, Sérgio Godinho ou José Mário Branco.

Também pelas 16h00 o recém inaugurado Edifício Multiusos Cultural de Belas recebe um concerto pelo Grupo Coral Alentejano "Os Populares do Cacém".

A peça PENÉLOPE "Adeus, até ao meu regresso”, é apresentada no Centro Cultural Olga Cadaval, pelas 18h30. Esta produção traz a palco memórias de gerações marcadas pela Guerra Colonial e teve por base aerogramas e cartas trocadas durante a Guerra em África.

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra também assinala o 25 de Abril com dois concertos, no dia 23 de abril, a partir das 16h00 com a atuação do Grupo Bandolinista 22 de maio de 1925. Às 16h45 Paulo Leitão sobe ao palco para apresentar “Minutos de Abril”, um relato musical e histórico sobre a noite da Revolução dos Cravos.