Comissão de Saúde, Solidariedade e Inovação Social recebe vereador Eduardo Quinta Nova

Comissao-saude

A comissão especializada de saúde, solidariedade e inovação social da Assembleia Municipal de Sintra recebeu, no dia 20 de Junho, o vereador Eduardo Quinta Nova, a propósito do estado da saúde no concelho de Sintra.

Esta foi a segunda vez em que o vereador se deslocou à comissão para prestar informações aos deputados municipais, sobre o desenvolvimento das medidas de política social, definidas pelo executivo camarário.

Na ocasião, o vereador deu alguns esclarecimentos sobre a situação da saúde no concelho, abordando, nomeadamente, as temáticas relativas à construção dos novos centros de saúde (Algueirão Mem Martins, Agualva, Almargem do Bispo, Queluz e Sintra), à carência de recursos humanos, à reorganização dos serviços hospitalares e à saúde nerval.

A escassez de recursos humanos do Ministério da Saúde, recorde-se, levou já a autarquia a ter de ceder cinco administrativos para evitar a suspensão do serviço de consultas da extensão de saúde de São João das Lampas e a disponibilizar recursos médicos para assegurar a reabertura dos polos de saúde de D. Maria, Sabugo e Almargem do Bispo, até a entrada em funcionamento do novo equipamento de saúde. Por seu lado, a reorganização dos serviços hospitalares, operada pela portaria n.º 82/2014, de 10 de abril, coloca o Hospital Fernando da Fonseca no grupo de hospitais de nível I, o que implica a perda de várias valências que hoje exerce, com grandes prejuízos para os utentes e para o próprio hospital.

No decurso da reunião, o vereador Eduardo Quinta Nova deu a conhecer as posições assumidas pela Câmara Municipal e as diligências desenvolvidas pelo executivo, e solicitou o apoio dos deputados municipais para reforçar as posições do município perante a administração central.

As forças partidárias que estiveram presentes na comissão deram a sua anuência à apresentação na Assembleia Municipal de Sintra de uma moção conjunta de repúdio à inclusão do Hospital Fernando da Fonseca no grupo dos hospitais de nível I.