Reunião do Conselho Local de Ação Social

Conselho Local Acºaâo Social

O vereador Eduardo Quinta Nova presidiu, no dia 8 de maio, a mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que se realizou na Sala da Nau, no Palácio Valenças, ocasião em que foi apresentado o novo Diagnóstico Social concelhio, foram aprovados quer documentos estruturantes quer a adesão de novos membros.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Colares, o Futebol Clube de Alvarinhos e a Juventude Agrária e Rural Católica, que tinham solicitado a sua adesão ao CLAS, viram a sua pretensão aceite pelo plenário, passando a integrar o Colégio da sua área de intervenção. Para o plenário do CLAS entrou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que respondeu favoravelmente ao convite que, com esse objetivo, lhe foi dirigido.

Com a unanimidade de todos os conselheiros, foram aprovados o Relatório de Atividades de 2013, o Plano de Trabalho para 2014 e uma alteração ao regulamento interno. Também por unanimidade, os membros do CLAS decidiram dar parecer favorável à revogação do Conselho Municipal de Imigrantes e Minorias Étnicas, que apesar de criado em 2008, nunca tomou posse.

No decurso da reunião, técnicos da autarquia de Sintra apresentaram as dinâmicas demográficas e habitacionais, bem como dados sobre a população estrangeira residente no concelho de Sintra que, em conjunto, estruturam o novo Diagnóstico Social do Concelho de Sintra, documento que foi também aprovado por unanimidade e que vai agora ser editado para uma ampla divulgação.

Esta iniciativa visa apoiar o trabalho meritório que os parceiros desenvolvem no terreno e, dessa forma, combater eficazmente as desigualdades sociais. A faltar ficam ainda os documentos relativos aos equipamentos sociais e à cobertura das respostas sociais, que completarão o diagnóstico social de Sintra, a partir do qual serão definidas as estratégias de intervenção futuras.