Sintra promove Rastreio Gratuito do Cancro da Mama

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, divulga o Programa de Rastreio Populacional do Cancro da Mama dirigido a mulheres residentes no concelho, que acontece de 16 de abril a 4 de novembro.

As mulheres residentes no concelho de Sintra, com idades entre os 50 e os 69 anos, podem participar neste rastreio, num dos locais indicados:

• De 16 de abril a 4 de junho, na União das Freguesias de Queluz e Belas, junto à Unidade de Saúde Familiar de Queluz;
  • De 6 de junho a 12 de julho, na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, junto ao Centro de Saúde Olival;
  • De 16 de julho a 11 de setembro, na Freguesia de Algueirão – Mem Martins, junto ao novo Centro de Saúde;
  • De 13 de setembro a 4 de outubro, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar na Rua Casal dos Ossos, junto ao Edifício Multiusos;
  • De 8 de outubro a 4 de novembro, na União das Freguesias de Sintra, na Praça D. Afonso Henriques, junto ao Edifício Municipal.

O rastreio será feito numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, veículo dotado de equipamento radiológico e de profissionais de saúde qualificados para a realização das mamografias.

Os programas de rastreio de doenças oncológicas de base populacional permitem a identificação de lesões precursoras de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce e com utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas melhorar os resultados em saúde.

Esta iniciativa de promoção da saúde e diagnóstico precoce de patologias graves como o cancro da mama é desenvolvida entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, a ARSLVT e o Município de Sintra.

Mais informações em www.ligacontracancro.pt.