icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Aura Festival ilumina noites de Sintra

aura destaque

O Aura Festival é um evento noturno, de entrada livre, que decorre de 10 a 13 de agosto, concebido para um ambiente de convívio e festa na vila de Sintra, é dedicado à experienciação de atmosferas através de instalações artísticas que recorrem à Luz como meio de expressão.

Light Atmospheres, o tema desta terceira edição, explora afinidades entre a vila de Sintra e a Arte em Espaço Público. Cada criação está vinculada a um lugar, a um coração, a um acontecimento lumínico, como, por exemplo, uma Aurora Boreal.

Nesta terceira edição, Aura propõe alternativas de (con)vivência e apropriação dos espaços quotidianos através de um percurso de luz criado entre o MU.SA – Museu de Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira e que pode ser percorrido entre as 21h00 e as 24h00.

Ao longo do percurso, residentes, turistas e visitantes irão viver experiências imersivas, interativas e contemplativas, podendo interagir ou simplesmente disfrutar das várias projeções de vídeo interativas, vídeo mapping, instalações lumínicas, performances e um concerto de música do mundo na Sociedade União Sintrense, produzidas por 20 artistas de cinco nacionalidades (Portugal, Áustria, França, Espanha e Alemanha).

O programa deste ano integra ainda o espaço interativo de experimentação “CON-CIENCIA | Tudo começa com o que consomes”, que acolhe uma programação científica e artística nas áreas da sustentabilidade energética, investigação digital e lumínica, e terapias de Corpo e Arte em Ação. São ainda apresentadas esculturas ópticas, esculturas cinéticas e bioperformances.

Aura apela ao encantamento dos sentidos através de uma paisagem noturna transfigurada pelas suas propostas de ocupação do espaço público, e promove o respeito pela qualidade da noite e do céu, enquanto suportes vitais de existência.

Criado e produzido pela Criaatividade Cósmica, com co-produção da Câmara Municipal de Sintra e patrocinado pela Parques de Sintra Monte da Lua, Lda, Fundação Cultursintra, SMAS Sintra e Licor 35, AURA foi distinguido com o selo de qualidade EFFE 2017-2018 (Europe for Festivals, Festivals for Europe) da Comissão Europeia, pelo seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.

Flyer A5 print-2

Artigos relacionados

  • II Concerto Solidário pela Banda Sinfónica do Exército
    banda exercito A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas, em parceria com o Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1, realiza no próximo dia 24 de janeiro, às 19h00, do II Concerto Solidário pela Banda Sinfónica do Exército, nas instalações do RAAA1, com entrada livre mediante doação de dois alimentos não perecíveis.
  • “Histórias de Peças Rejeitadas” no Museu Anjos Teixeira
    peças rejeitadas No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Liberdade, o Museu Anjos Teixeira vai realizar uma visita orientada sobre peças incómodas num regime ditatorial - “Histórias de Peças Rejeitadas” - no dia 23 de janeiro às 10h30 e às 15h00.
  • Exposição “A Palavra” na diversidade cultural patente no MU.SA
    a palavra O MU.SA, Museus das Artes de Sintra, acolhe de 20 janeiro a 22 fevereiro, a exposição “A Palavra”, um projeto de conversas com estórias e de partilha narrativa, materializado numa exposição dos materiais promocionais, livros, objetos tradicionais e registo fotográfico do festival Aqu’Alva Stória, numa viagem de afetos e palavras.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017