Aura Festival ilumina noites de Sintra

aura destaque

O Aura Festival é um evento noturno, de entrada livre, que decorre de 10 a 13 de agosto, concebido para um ambiente de convívio e festa na vila de Sintra, é dedicado à experienciação de atmosferas através de instalações artísticas que recorrem à Luz como meio de expressão.

Light Atmospheres, o tema desta terceira edição, explora afinidades entre a vila de Sintra e a Arte em Espaço Público. Cada criação está vinculada a um lugar, a um coração, a um acontecimento lumínico, como, por exemplo, uma Aurora Boreal.

Nesta terceira edição, Aura propõe alternativas de (con)vivência e apropriação dos espaços quotidianos através de um percurso de luz criado entre o MU.SA – Museu de Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira e que pode ser percorrido entre as 21h00 e as 24h00.

Ao longo do percurso, residentes, turistas e visitantes irão viver experiências imersivas, interativas e contemplativas, podendo interagir ou simplesmente disfrutar das várias projeções de vídeo interativas, vídeo mapping, instalações lumínicas, performances e um concerto de música do mundo na Sociedade União Sintrense, produzidas por 20 artistas de cinco nacionalidades (Portugal, Áustria, França, Espanha e Alemanha).

O programa deste ano integra ainda o espaço interativo de experimentação “CON-CIENCIA | Tudo começa com o que consomes”, que acolhe uma programação científica e artística nas áreas da sustentabilidade energética, investigação digital e lumínica, e terapias de Corpo e Arte em Ação. São ainda apresentadas esculturas ópticas, esculturas cinéticas e bioperformances.

Aura apela ao encantamento dos sentidos através de uma paisagem noturna transfigurada pelas suas propostas de ocupação do espaço público, e promove o respeito pela qualidade da noite e do céu, enquanto suportes vitais de existência.

Criado e produzido pela Criaatividade Cósmica, com co-produção da Câmara Municipal de Sintra e patrocinado pela Parques de Sintra Monte da Lua, Lda, Fundação Cultursintra, SMAS Sintra e Licor 35, AURA foi distinguido com o selo de qualidade EFFE 2017-2018 (Europe for Festivals, Festivals for Europe) da Comissão Europeia, pelo seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.

Flyer A5 print-2