Autarquia avança com a construção da Pousada da Juventude

pousada juventude

Foi aprovado o concurso público, esta quinta-feira, para a construção da Pousada da Juventude, um investimento do valor de 1 milhão e 400 mil euros.

A Pousada da Juventude de Sintra ficará instalada em dois edifícios junto a estação ferroviária de Sintra, numa zona muito central e de acesso facilitado. Basílio Horta referiu que“ foi um longo caminho percorrido e que finalmente vai aproveitar-se um lugar que estava abandonado”.

A Câmara de Sintra desenvolveu o projeto para a Pousada da Juventude, com abertura prevista para 2017, que segundo Basílio Horta "vai ficar bem enquadrada no ambiente e será um elemento valorizador do território".

Com uma área bruta de construção de 1.248 m2, a pousada vai disponibilizar 24 quartos e um total de 104 camas. A obra tem o valor de 1 milhão e 400 mil euros e um prazo de execução de 240 dias.

Os dois edifícios habitacionais situam-se na Rua Dr. Alfredo da Costa, nº30, bloco 6 e 7, em Sintra, e estão atualmente devolutos e em estado degradado.

Veja o projeto completo aqui.

• Sintra organiza seminário sobre oportunidades de negócio em Marrocos
    web CMS 5492 A Câmara Municipal de Sintra organizou, esta segunda-feira, um encontro para debater as oportunidades de negócio em Marrocos, com a presença de agentes económicos e empresas sediadas localmente. “Em Sintra consideramos de grande importância os nossos empresários. Temos realizado várias iniciativas e seminários sobre oportunidades de negócio em diversos países e, hoje, a iniciativa é de aproximação dos laços económicos e de amizade com Marrocos”, referiu Basílio Horta na abertura do Seminário. O Presidente da Câmara Municipal de Sintra relembrou ainda que “quando pensamos em relações bilaterais devemos pensar na perspetiva de investimento para ambas as partes e há diversos sectores em que os empresários portugueses podem expandir os seus negócios em Marrocos e os empresários marroquinos podem investir em Portugal”, concluiu. No seminário que decorreu durante a tarde de segunda-feira, no Palácio de Valenças, foram mencionados pela embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Karima Benyaich vários indicadores relacionados com a situação geográfica, social e económica daquela região: “Marrocos tem cerca de 34 milhões de habitantes e viveu ao longo do século XX um forte crescimento, que multiplicou por 6 a sua população desde 1912. O país apresenta baixa inflação com 1,3%, em 2016 e para atrair empresas estrangeiras e lutar contra o desemprego, o país lançou uma nova estratégia industrial para 2014-2020, procurando realçar, neste contexto, os baixos salários locais e a criação de um fundo de 1,8 biliões de Euros para as empresas que se estabeleçam no país.” A embaixadora do Reino de Marrocos referiu oportunidades para a realização de negócios naquela região: ”Em primeiro lugar surge o sector da construção e obras públicas, dado que a renovação das infraestruturas foi apontada como uma das prioridades de Marrocos”, mencionando ainda a área do turismo que “oferece grandes potencialidades num país que tem sabido preservar a estabilidade, mesmo com muita agitação social e política”. Outro sector no qual Portugal tem já uma considerável experiência é o das energias renováveis, nomeadamente a solar e a eólica. Neste aspeto Karima Benyaich salientou:”os marroquinos querem apostar para contrabalançar a sua forte dependência de fontes de energia importadas”, notando também outros sectores nos quais se poderiam estabelecer parcerias entre as empresas portuguesas e marroquinas: "A construção automóvel e os têxteis seriam igualmente bons sectores". O seminário contou com a presença da diretora das Relações Institucionais e Mercados Externos da AICEP, Maria João Gomes, e do CEO da empresa SMAFEC, José Neres.

|  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016