Autarquia quer sensibilizar comunidade para maus tratos na infância e juventude

infancia

Abril é o mês em que se assinala a prevenção dos maus tratos na infância e juventude. Nesse sentido, a Câmara de Sintra em parceria com as comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ) e outras entidades, vai realizar diversas iniciativas com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para esta problemática.

Assim, no próximo dia 24 de abril, entre as 10h00 e as 14h00, na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra, a CPCJ de Sintra Ocidental, em parceria direta com a autarquia, União das Juntas de Freguesias de Sintra e o Centro Liga dos Amigos da Terceira Idade “Os Avós”, vão organizar, um conjunto de atividades intergeracionais.

Existirão momentos dirigidos às crianças, dinamizados pelos mais idosos, nomeadamente jogos do antigamente. Haverá, também, modelagem de balões, pinturas faciais e dança, bem como um espaço dinamizado pelo Canil de Sintra, por forma a sensibilizar a comunidade para os benefícios da presença diária dos cães, na vida das famílias.

Depois, a 27 de abril, pelas 14h00, no largo do Palácio Nacional de Sintra, as CPCJ de Sintra Ocidental e Oriental vão construir um laço humano azul. Estarão presentes cerca de 300 crianças e jovens de várias escolas ede vários centros de dia de apoio a terceira idade. As animações ficarão a cargo do grupo de Bombos da Casa Pia de Lisboa e do grupo de dança do Agrupamento de Escolas - D. Carlos I.

Um mês depois, a 28 de maio, decorrerá a Feira dos Afetos, junto ao mercado de Rio de Mouro, entre as 14h00 e as 18h00. As CPCJ de Sintra Ocidental e Oriental, em parceria direta com a Junta de Freguesia de Rio de Mouro, vão organizar esta feira, que pretende ser uma mostra dos recursos sociais, culturais e desportivos existentes no concelho de Sintra.

Existirá atividades para todos e para todas as idades: caminhadas, BTT, oficinas de construção de planadores, simuladores de voo, pinturas faciais, jogos coletivos, capoeira, dança e muito mais!