Avançam obras na Quinta da Fidalga em Sintra

CMS 7579 - Cópia

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, assinou, esta quarta-feira, o auto de consignação que marca o início das obras ainda este mês na Quinta da Fidalga, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Nas instalações dos bombeiros voluntários de Agualva foi apresentado publicamente o projeto de recuperação do Jardim Horto da Quinta da Fidalga, num investimento da autarquia, de 240 mil euros, e assinado o auto de consignação da empreitada. Para o edil de Sintra “este investimento vai permitir devolver à comunidade um espaço que lhe pertence e que há muito não podia dele usufruir”.

A memória histórica vai ser respeitada na valorização paisagística do local.  No espaço exterior de 9000m2, em frente ao Solar da Quinta do século XVIII - com destaque para as zonas da cisterna, tanque, muros e alegretes - vão ser criados diversos espaços inspirados nos talhões ajardinados e hortícolas de antigamente, mas adaptada aos novos usos dos tempos modernos para atividades de lazer e artísticas. 

O parque de lazer é composto por três patamares interligados pelo percurso que salienta a ligação pedonal entre a Rua da Cidade de Belgrado e a Avenida dos Bombeiros Voluntários. A este percurso, associa-se o tema do Ciclo da Água como parte essencial da sustentabilidade e do ciclo da vida. 

  • QtaFidalga 2.jpg
  • QtaFidalga patamar 1.jpg
  • QtaFidalga patamar 3.jpg