AVISO – Lagarta do pinheiro

lagarta pinheiro

Começou já o período de infestação dos pinheiros pela processionária, vulgarmente conhecida como lagarta do pinheiro, a qual pode levar ao aparecimento de urticárias agudas de contacto, sobretudo em ambientes escolares.

Como forma de prevenção, recomenda-se à população que evite passear em locais onde existam pinheiros, durante os meses janeiro a maio, ou levar a passear animais de estimação durante este período.

O contacto com a processionária do pinheiro (bravo e manso) causa diversas alergias, tais como: irritação na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, com gravidade dependendo de cada pessoa.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, a Câmara Municipal de Sintra recomenda que seja consultado de imediato o posto médico mais próximo ou através do telefone do SNS 800 24 24 24.

Como identificar:

• Lagartas que estão em crescimento ativo e constroem os ninhos de Inverno designados vulgarmente novelos de seda;

• As lagartas completamente desenvolvidas abandonam os ninhos e descem as árvores para se enterrarem no solo.

• Normalmente andam umas atrás das outras em procissão, dai o nome processionária.

A autarquia aconselha a todos – especialmente crianças – evitar ao máximo o contacto com estas lagartas ou semelhantes, nas árvores ou no solo.

Sempre que sejam identificados ninhos ou lagartas informe a Proteção Civil Municipal – 219 105 880.

Mais informação  AQUI.