Basílio Horta em videoconferência com astronauta da NASA na Escola Secundária Ferreira Dias

DSC 8677

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, juntou-se a alunos da Escola Secundária Ferreira Dias para participar numa videoconferência com o astronauta norte-americano Don Thomas, da NASA.

Basílio Horta trocou ideias com o astronauta da NASA e, no seguimento da apresentação de uma imagem de Portugal vista do espaço, perguntou a Don Thomas qual a opinião do astronauta sobre semelhanças entre o povo português e aqueles que navegam o espaço: “ Os portugueses são um povo descobridor que no século XV alargaram muitos horizontes territoriais; os astronautas que estão no espaço em busca de novas descobertas têm semelhanças com os portugueses?”

O astronauta da Nasa respondeu a Basílio Horta considerando que “os portugueses são um povo de navegadores”, realçando  o desempenho  e as viagens que os portugueses realizaram para desbravar caminho e descobrir mais território: “Essas viagens são muito parecidas com as missões dos astronautas pelo espaço. Nessa medida, as semelhanças entre portugueses e astronautas são evidentes".

A sala estava repleta de alunos que participaram na iniciativa inserida no âmbito da “Semana Mundial do Espaço” com o objetivo de celebrar a contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana que foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999.

videioconferencia