Basílio Horta inaugurou ciclovia entre Agualva e Massamá

ciclovia

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inaugurou esta sexta-feira, Dia do Município, a ciclovia que liga Agualva a Massamá. Com uma extensão de 4500m, a autarquia investiu cerca de 945 mil euros na construção deste circuito pedonal e para circulação de bicicletas.

A construção desta ciclovia inseriu-se no plano da autarquia para melhorar as condições de segurança rodoviária, promovendo a melhoria da mobilidade através de um meio de transporte menos poluente.

Este troço vai fazer a ligação entre a via de acesso à estação de Agualva - Cacém e o Parque Salgueiro Maia, em Massamá, passando pela Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Avenida 25 de Abril e estação ferroviária de Massamá.

A construção desta ciclovia insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 Km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016.

A criação da rede de ciclovias de Sintra tem ainda por objetivos a beneficiação de eixos viários principais, melhorando a mobilidade suave e pedonal, aumentando a segurança e conforto através da requalificação global do espaço público envolvente; a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana sustentável no sentido de deslocações casa-trabalho ou casa-escola, ainda que em complemento do transporte coletivo, em especial do comboio, a pé ou de bicicleta.

Este projeto está incluído na candidatura ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50% dos custos finais, no valor de 6 milhões de euros.