Basílio Horta reúne com utentes e médicos no Centro de Saúde de Rio de Mouro

web CMS 8244

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, reuniu esta quarta-feira no Centro de Saúde de Rio de Mouro com os profissionais de saúde e alguns utentes.

O Centro de Saúde de Rio de Mouro, com cerca de 23 mil utentes, tem atualmente sete médicos de família e prevê, até final de abril, ter dez médicos. No final do ano passado estavam cinco médicos a prestar cuidados de saúde naquele Centro de Saúde. Para Basílio Horta este é um reforço “essencial para dar aos munícipes um acesso digno aos cuidados de saúde em falta há muitos anos”.

Basílio Horta, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia Bruno Parreira, lembrou o apoio de 20 mil euros que a autarquia vai realizar para melhorar aquele espaço de saúde.

O presidente da Câmara de Sintra recorda que “a preocupação da autarquia é que os munícipes tenham cuidados de saúde, coisa que não existia neste concelho”, e refere que “dos 117 mil utentes sem médico de família, neste momento existem apenas 70 mil, uma evolução assinalável nos últimos dois anos”. “Nunca pensei que o concelho estivesse tão abandonado na área da saúde, em Sintra não existia uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação)”, lembrou Basílio Horta. “Quando os nossos munícipes precisavam tinha de ser acionada a VMER de Lisboa ou Cascais”. “Hoje a VMER em Sintra faz entre oito a dez saídas por dia, sendo a mais utilizada em todo o país”, recordou o presidente da Câmara.

A Câmara Municipal de Sintra está a levar a cabo um grande esforço orçamental na área da saúde, cujo investimento direto da autarquia de 10 milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo e também o polo hospitalar de Sintra.

"A Câmara de Sintra está profundamente empenhada em mudar a prestação dos cuidados de saúde no concelho. O investimento que fizemos em cinco novos centros de saúde é fundamental para recuperar anos de atraso", refere Basílio Horta. A unidade hospitalar de Sintra será um polo multidisciplinar, com cerca de 60 camas, além das urgências e cirurgia ambulatória que vai ficar localizado em Sintra, junto ao IC16, numa área entre 20 a 30 mil metros quadrados.