Basílio Horta visita escolas do concelho em presidência aberta dedicada à educação

DSC 4063

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta realizou esta terça-feira o primeiro dia de uma presidência aberta dedicada exclusivamente à educação.

Foram visitadas escolas que se inserem nas temáticas “Inclusão”, “Diversificação das Respostas Educativas” e “Ação Social Escolar”.

A visita iniciou-se na Escola básica de Monte Abraão nº2, onde foi visitada a Unidade de Educação Especial de Ensino Estruturado com uma sessão de cinoterapia para crianças autistas. Para o edil, trata-se de uma “questão de responsabilidade e que é muito interessante este programa de apoios no âmbito da educação especial, trata-se de uma questão de cidadania”.

A autarquia, através do PAQUE – Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas, e mais concretamente através da medida 3 (apoiar respostas ao nível da Educação Especial) apoia financeiramente práticas pedagógicas no âmbito da educação especial.

Nos últimos dois anos foram apoiados projetos de 50 estabelecimentos de ensino com uma verba de 105 mil euros abrangendo cerca de 500 alunos.

Na Escola Portuguesa de Arte Equestre, em Queluz, foi visitado o projeto piloto “Sintra Inclui”, que pretende ser uma resposta dirigida aos jovens com deficiência, no apoio à transição da vida pós escolar para a vida ativa.

O projeto decorre de um protocolo com a “Pais em Rede” com diversas vertentes de intervenção, através da construção de uma rede comunitária de apoio capaz de criar respostas no sentido da promoção da autonomia, realização pessoal e autodeterminação da pessoa com deficiência e contempla 13 jovens com incapacidades intelectuais em situação de fim da escolaridade obrigatória, ou que já terminaram, estando em situação de desocupação.

Basílio Horta considera “que é um projeto muito importante em que o grande objetivo é a inclusão e que pretende alargar este número de jovens”

Sob o tema “Diversificação das Respostas Educativas” foram visitadas a Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, e a Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, ambas com um trabalho de enorme relevância nesta área.

A medida 2 do PAQUE, visa apoiar financeiramente os estabelecimentos de ensino básico e secundário, nas despesas com equipamento no âmbito de cursos vocacionais e profissionais com vista a valorizar a oferta educativa do concelho.

Nos últimos dois anos foram apoiados 80 cursos profissionalizantes, dirigidos a cerca de 2.800 alunos, com um montante global de 120 mil euros.

Para Basílio Horta “esta presidência aberta revela a importância da educação para o nosso país e para o concelho, pois é da educação que parte a cidadania, que deve formar mulheres e homens, cidadãos plenos” e salienta que “a câmara tem a honra de ajudar através desta medida e que foi duplicado o valor do apoio.”

A primeira parte desta presidência aberta terminou na escola básica de Casal da Cavaleira, em Algueirão Mem Martins, com a visita ao refeitório escolar que implica a gestão e acompanhamento diário, nível de confeção, normas de higiene e acompanhamento de alunos.

Nos dois últimos anos foram servidas 5.152.797 refeições escolares e a percentagem de crianças abrangidas pela ação social escolar é de 46%, o que se traduz em cerca de 12.200 alunos apoiados nos dois últimos anos, num custo de cerca de 10 milhões de euros.