Basílio Horta visita instalações escolares

DSC 3999

No segundo dia da presidência aberta dedicada à educação realizaram-se visitas no âmbito das temáticas “ Instalações Escolares”, “Expressões Artísticas” e “Diversificação das Respostas Educativas”.

A visita teve início na Escola Padre Alberto Neto, em Rio de Mouro, instalação escolar que se encontra em estado de degradação e torna-se urgente o cumprimento do acordo de colaboração com a Direção Regional de Educação (com vista à construção, ampliação e requalificação de estabelecimentos de ensino). Basílio Horta admite apoiar financeiramente a requalificação de escolas do ensino básico em Rio de Mouro, Monte Abraão e Montelavar, desde que seja posteriormente reembolsado pelo Ministério da Educação. “A Câmara tem possibilidades de o fazer e, dos 15 milhões, podemos avançar cinco milhões, desde que depois seja devolvido", afirmou Basílio Horta.

No âmbito do tema “Expressões Artísticas”, foi realizada uma visita à Escola António Sérgio, onde decorre o projeto “Orquestra Escolar de Sintra”, dirigido aos alunos das escolas da rede pública de ensino. O projeto reconhece as experiencias já existentes nos agrupamentos de escola e que incentivar e estimular o alargamento desta experiencia a todos os agrupamentos. Para Basílio Horta “ é um projeto que vale a pena ser feito no âmbito da integração” e salienta que “ o objetivo é criar uma orquestra municipal de jovens.”

A comitiva seguiu para a Escola Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês, no âmbito do tema “Diversificação das Respostas Educativas” e pode assistir a várias demonstrações das atividades desenvolvidas pelos alunos do Projeto Escolhas – Espaço, Desafios e Oportunidades. Este projeto utiliza a ciência como estratégia de desenvolvimento de competências individuais e coletivas com vista à sua inclusão social e escolar.

A escola Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão foi visitada no âmbito do desporto escolar e mais especificamente na modalidade de atletismo, onde esta escola é uma referência a nível nacional, e o qual pela sua boa prática foi premiado pelo município de Sintra no âmbito do concurso de projetos pedagógicos de excelência.

A visita terminou na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos, em Colares, onde se realizou uma reunião de trabalho para discussão de futuros projetos na área da educação.