Basílio Horta visitou farmacêutica da multinacional jordana Hikma

hikma 01O presidente da Câmara Municipal de Sintra deslocou-se hoje às instalações da farmacêutica Hikma, que em 2013 exportou 67 milhões de euros - sendo a maior exportadora nacional de produtos farmacêuticos - e entregou em mão a licença de expansão dos armazéns solicitado pela empresa há vários anos.

Durante a visita à empresa cujo primeiro passo de internacionalização aconteceu precisamente em Portugal, em 1989, com a construção de uma unidade fabril na zona de Sintra, Basílio Horta elogiou quer a capacidade de exportação da Hikma, quer o facto de esta ser uma empresa que opera na área da alta tecnologia.

"A nossa prioridade é apoiarmos as empresas que estão no nosso concelho e atrair novas empresas. Estamos a acelerar os processos burocráticos da Câmara para que as empresas possam aumentar a sua capacidade e, por sua vez, possam aumentar o número de postos de trabalho", disse o presidente da Câmara Municipal.

Basílio Horta acrescentou: "A constituição do Gabinete Estratégico Empresarial e a criação do Gabinete de Apoio ao Investidor têm precisamente estes objectivos, ou seja: acompanhar as empresas sedeadas em Sintra, atrair novas empresas e ajudar na resolução dos custos de contexto".

Durante a reunião, os responsáveis da farmacêutica afirmaram estar a aguardar, há vários anos, uma outra licença camarária para que a empresa possa dar início a obras de ampliação das infra-estruturas com vista ao aumento da produção de medicamentos. Presente na reunião, a diretora municipal, Ana Queirós do Vale, vai de imediato analisar esta questão.

Os responsáveis lamentaram ainda os sucessivos cortes de energia que põem em causa a produção de medicamentos, provocando prejuízos avultados.

Segundo Basílio Horta, a Câmara de Sintra irá contactar "a EDP ao mais alto nível" para conhecer os motivos desta situação e estudar soluções alternativas.

Basílio Horta expressou aos diretores da farmacêutica o forte empenho da autarquia na resolução deste tipo de problemas, afirmando que o município "deve ser encarado pelas empresas como um verdadeiro aliado".

• hikma_02.jpg
  • hikma_03.jpg