Café Memória chega a Sintra

café memória

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal assinam no próximo dia 8 de novembro, pelas 17h00, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, um protocolo com a Casa de Saúde do Telhal, para a criação de um Café Memória no concelho, o qual contará com o apoio da autarquia.

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores.

As sessões irão funcionar na Cafetaria Casa Mantero - Biblioteca Municipal de Sintra, nos segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para o próximo dia 11 de novembro.

A expansão deste projeto ao concelho de Sintra está integrada na estratégia de alargamento da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores.

Com este acordo, o projeto, criado em 2013, passa a contar com 17 locais de encontro: Lisboa (em cinco espaços diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, e agora, Sintra.

O Café Memória pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas pessoas com problemas de memória ou demência se encontram. Pretende ainda sensibilizar as comunidades locais para a problemática das demências, nomeadamente, através da prática de voluntariado.

Até à data, foram já realizadas 427 sessões de Café Memória, com cerca de 7000 participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, tendo sido formados mais de 400 voluntários que já dedicaram cerca de 11500 horas ao projeto.