banco-livros-escolares1

Câmara apresenta projeto Eixo Verde e Azul para Sintra

web CMS 9867

Câmara apresentou publicamente o projeto “ Eixo Verde e Azul” para Sintra, esta sexta-feira, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, cujo investimento total é 11, 3 milhões de euros e que beneficiará no total 60 mil cidadãos. A primeira fase da intervenção é no Parque Nacional da Serra da Carregueira (24ha), junto ao aglomerado de Belas e corresponde a 1,8 milhões de euros.

“Este é um projeto muito bem executado promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, uma década de falta de investimento no espaço público”, afirmou Basílio Horta.

O Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira com 195 ha tem um custo global de 10 milhões de euros e será realizado em cinco fases, tendo início junto ao aglomerado de Belas, e permitirá criar uma nova centralidade com espaços de lazer e desporto, para usufruto e vivência da população ao ar livre. Este projeto será coordenado pelo professor Sidónio Pardal, da Universidade Técnica de Lisboa.

Outro projeto municipal, integrado no “Eixo Verde e Azul”, trata da requalificação do sistema Jamor-Carenque e da área envolvente ao Palácio Nacional de Queluz, que valorizará ambiental, social e economicamente toda a região.

A intervenção estimada em 800 mil euros para  controlo de cheias na bacia hidrográfica do Rio Jamor, especificamente na ribeira de Carenque, tem como principal objetivo  salvaguardar o Palácio Nacional de Queluz das cheias que ciclicamente têm destruído a área circundante do monumento nacional.

A Câmara Municipal de Sintra submeterá candidatura a fundos comunitários para financiamento de 2,5 milhões de euros.

• Polícia Municipal e SMAS no terreno para fiscalizarem depósito de entulhos
    entulhos 2 A Polícia Municipal, em conjunto com os SMAS, levou a cabo a semana passada durante um dia inteiro, uma operação de fiscalização de abandono e descarga de resíduos em locais ilegais. A missão visou a fiscalização de vários locais de forma orientada e concertada durante todo o dia com cinco equipas. Cada equipa foi composta por dois agentes da Polícia Municipal e dois Fiscais dos SMAS. Os procedimentos de abordagem nos casos de flagrante delito foram conduzidos pelos agentes da Polícia Municipal. Durante a manhã no Linhó, foi passado um auto de contra ordenação por um flagrante delito e uma identificação em Colares. No período da tarde/noite foi registado um flagrante delito, com auto de contra ordenação, no Mucifal, duas identificações no Algueirão e duas identificações em Colares. A questão ambiental é uma prioridade atual da autarquia, assim, a polícia municipal desenvolve estas operações de fiscalização no sentido de promover as boas práticas relativas a esta questão. A autarquia também iniciou, há cerca de dois meses, uma campanha de sensibilização onde apela para a denúncia (através do numero 961705089) destas ilegalidades. Mais 400 toneladas de entulhos removidas nos últimos meses A Câmara de Sintra deu início em setembro a uma campanha de sensibilização, fiscalização e recolha de depósitos ilegais de entulho. Até ao momento o município de Sintra já recolheu 405 toneladas de entulho depositado ilegalmente. Basílio Horta anunciou nessa altura que a Polícia Municipal passaria a dispor em permanência de duas equipas cada uma delas constituída por dois elementos, com o objetivo de levar a cabo a fiscalização prevista na lei e especificamente relativa à temática dos resíduos. “As equipas da Polícia Municipal terão de assegurar e garantir a devida articulação com as forças de segurança competentes, sempre que tal se afigure necessária”, sublinhou o presidente da autarquia. Basílio Horta anunciou também que a autarquia viria a “reforçar a campanha de sensibilização das populações para a questão dos resíduos, mas serão de imediato iniciadas e mantidas pelos serviços municipais e municipalizados operações sistemáticas e contínuas no que respeita à remoção coerciva dos resíduos ilegalmente depositados ou abandonados, com prioridade para as situações tidas como mais graves no domínio do ambiente e da qualidade de vida”. A autarquia definiu desta forma uma orientação transversal para todos os serviços da Câmara, que determinou a questão dos despejos ilegais de resíduos como uma prioridade na atuação da câmara. “Dentro de três meses pretendo fazer uma avaliação e balanço sobre as medidas que vamos agora implementar”, sublinhou na altura o presidente da autarquia.

|  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016