icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Câmara apresenta projeto Eixo Verde e Azul para Sintra

web CMS 9867

Câmara apresentou publicamente o projeto “ Eixo Verde e Azul” para Sintra, esta sexta-feira, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, cujo investimento total é 11, 3 milhões de euros e que beneficiará no total 60 mil cidadãos. A primeira fase da intervenção é no Parque Nacional da Serra da Carregueira (24ha), junto ao aglomerado de Belas e corresponde a 1,8 milhões de euros.

“Este é um projeto muito bem executado promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, uma década de falta de investimento no espaço público”, afirmou Basílio Horta.

O Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira com 195 ha tem um custo global de 10 milhões de euros e será realizado em cinco fases, tendo início junto ao aglomerado de Belas, e permitirá criar uma nova centralidade com espaços de lazer e desporto, para usufruto e vivência da população ao ar livre. Este projeto será coordenado pelo professor Sidónio Pardal, da Universidade Técnica de Lisboa.

Outro projeto municipal, integrado no “Eixo Verde e Azul”, trata da requalificação do sistema Jamor-Carenque e da área envolvente ao Palácio Nacional de Queluz, que valorizará ambiental, social e economicamente toda a região. 

A intervenção estimada em 800 mil euros para  controlo de cheias na bacia hidrográfica do Rio Jamor, especificamente na ribeira de Carenque, tem como principal objetivo  salvaguardar o Palácio Nacional de Queluz das cheias que ciclicamente têm destruído a área circundante do monumento nacional.  

A Câmara Municipal de Sintra submeterá candidatura a fundos comunitários para financiamento de 2,5 milhões de euros. 

Artigos relacionados

  • Sintra aprova critérios específicos a aplicar às faixas de gestão de combustível
    Platanos V Duche-Web O município de Sintra, em sede de Comissão de Defesa da Floresta aprovou, critérios específicos a aplicar às faixas de gestão de combustíveis de proteção no Parque Natural Sintra Cascais, Paisagem Cultural de Sintra , parques e jardins históricos e a áreas com elevado valor patrimonial ou paisagístico do município de Sintra, de acordo com a legislação aplicável nº. 5, da alínea a) – Critérios Gerais, do anexo à Lei nº. 76/2017 de 2017 de 17 de agosto, alterado pelo DL nº10/2018 de 14 de fevereiro.
  • Aprovado Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
    destaque fim-semana A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovou a 12 de março o Planeamento para 2018 do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a proposta do ICNF sobre “Critérios para a Gestão da vegetação nas faixas de gestão de combustível inseridas no parque natural de Sintra Cascais”.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017