Câmara de Sintra aprova regulamento dos transportes turísticos

pacos concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou esta manhã, em reunião do seu executivo, o novo regulamento para transportes de índole e fruição turística no município de Sintra.

Este regulamento surge na sequência do aumento da oferta turística ao nível dos circuitos e roteiros por meio de transporte alternativo, sendo que os mais identificados são transporte turístico em motociclos, triciclos (os chamados tuk tuk), carros elétricos, jeeps e veículos ligeiros.

A Câmara de Sintra identificou uma sobrecarga originada pela exploração de circuitos turísticos, com a obstrução à normal circulação, ao estacionamento, paragem e ao ruído provocado por alguns dos veículos em causa que têm originado reclamações por parte das populações.

Este regulamento pretende agora garantir a normal circulação do trânsito, ordenando o estacionamento com a criação de zonas específicas para este tipo de veículos.

A Câmara de Sintra cria também zonas de “Zero Emissões” e “Zonas de Emissão Reduzidas” onde os veículos turísticos motorizados só podem circular se cumprirem os limites máximos de emissões poluentes e de ruído.

O processo de elaboração deste regulamento integrou todos que se constituíram como interessados garantindo a participação dos agentes e empresários locais.