Câmara de Sintra assina protocolo com Parques de Sintra Monte da Lua

pacos concelho 02

A autarquia vai assinar um protocolo de colaboração com a Parques de Sintra Monte da Lua, no dia 10 de janeiro às 18h00, nos Paços do Concelho, em Sintra.

O protocolo visa a criação e gestão de uma equipa de Sapadores Florestais.

A autarquia considera prioritária a existência de uma equipa de sapadores florestais que contribua do ponto de vista preventivo para uma melhor gestão florestal das Serras de Sintra e Carregueira, assegurando ainda a vigilância contra incêndios e o seu combate.

• Sintra organiza seminário sobre oportunidades de negócio em Marrocos
    web CMS 5492 A Câmara Municipal de Sintra organizou, esta segunda-feira, um encontro para debater as oportunidades de negócio em Marrocos, com a presença de agentes económicos e empresas sediadas localmente. “Em Sintra consideramos de grande importância os nossos empresários. Temos realizado várias iniciativas e seminários sobre oportunidades de negócio em diversos países e, hoje, a iniciativa é de aproximação dos laços económicos e de amizade com Marrocos”, referiu Basílio Horta na abertura do Seminário. O Presidente da Câmara Municipal de Sintra relembrou ainda que “quando pensamos em relações bilaterais devemos pensar na perspetiva de investimento para ambas as partes e há diversos sectores em que os empresários portugueses podem expandir os seus negócios em Marrocos e os empresários marroquinos podem investir em Portugal”, concluiu. No seminário que decorreu durante a tarde de segunda-feira, no Palácio de Valenças, foram mencionados pela embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Karima Benyaich vários indicadores relacionados com a situação geográfica, social e económica daquela região: “Marrocos tem cerca de 34 milhões de habitantes e viveu ao longo do século XX um forte crescimento, que multiplicou por 6 a sua população desde 1912. O país apresenta baixa inflação com 1,3%, em 2016 e para atrair empresas estrangeiras e lutar contra o desemprego, o país lançou uma nova estratégia industrial para 2014-2020, procurando realçar, neste contexto, os baixos salários locais e a criação de um fundo de 1,8 biliões de Euros para as empresas que se estabeleçam no país.” A embaixadora do Reino de Marrocos referiu oportunidades para a realização de negócios naquela região: ”Em primeiro lugar surge o sector da construção e obras públicas, dado que a renovação das infraestruturas foi apontada como uma das prioridades de Marrocos”, mencionando ainda a área do turismo que “oferece grandes potencialidades num país que tem sabido preservar a estabilidade, mesmo com muita agitação social e política”. Outro sector no qual Portugal tem já uma considerável experiência é o das energias renováveis, nomeadamente a solar e a eólica. Neste aspeto Karima Benyaich salientou:”os marroquinos querem apostar para contrabalançar a sua forte dependência de fontes de energia importadas”, notando também outros sectores nos quais se poderiam estabelecer parcerias entre as empresas portuguesas e marroquinas: "A construção automóvel e os têxteis seriam igualmente bons sectores". O seminário contou com a presença da diretora das Relações Institucionais e Mercados Externos da AICEP, Maria João Gomes, e do CEO da empresa SMAFEC, José Neres.

|  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016