Câmara de Sintra associa-se ao Compromisso de Pagamento Pontual

web DSC 8766

A Câmara Municipal de Sintra assumiu o Compromisso de Pagamento Pontual a Fornecedores, na última quinta-feira, no âmbito de um programa de sensibilização para pagamento a fornecedores dentro do prazo, promovido pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

Para Basílio Horta “este momento é a vinculação a um princípio que já seguimos na nossa Câmara, cujos pagamentos são efetuados a dois dias”. O presidente da Câmara referiu ainda que “quando uma entidade não paga a horas é toda a economia que se atrasa e gera-se um problema grave que estrangula o desenvolvimento das empresas”.

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, salientou “o facto de ser a primeira vez que um membro do governo está presente no ato de assinatura deste compromisso e o mesmo decorrer no concelho de Sintra”, mencionado ainda que “o pagamento pontual é determinante para a economia”.

Cerca de 40 empresas, de diversas áreas, sediadas no concelho de Sintra, associaram-se também a esta iniciativa, através da adesão ao Compromisso Pontual a Fornecedores que conta com cerca de 700 aderentes.

A adesão ao Compromisso Pagamento Pontual não implica qualquer encargo para a autarquia de Sintra, sendo renovada todos os anos. Ao integrar este projeto Sintra junta-se a outras entidades, posicionando-se como um exemplo a seguir ao contribuir para a diminuição do número de falências em Portugal (segundo a União Europeia o pagamento com atraso representa 25% do total das falências na Europa) e, também, no combate ao desemprego (o agravamento de 12 dias no prazo médio de pagamento aos fornecedores, entre 2006 e 2011, originou, segundo um estudo realizado pela ACEGE, com a Augusto Mateus & Associados, uma diminuição anual de cerca de 14.000 postos de trabalho e uma quebra do PIB de 0,4%).

web cpp

• Sintra comemorou os 108 anos da Implementação da República com a cerimónia do Hastear da Bandeira
    5 outubroDurante a cerimónia, realizada no dia 5 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu os três principais ideais que sustentaram a revolução - liberdade, igualdade e fraternidade – acrescentando o desenvolvimento económico como quarto princípio. “A liberdade é as pessoas sentirem-se ouvidas o que nos levou à criação dos conselhos estratégicos, para conseguirmos chegar mais perto da população e chamar a sua participação”, referiu o presidente da autarquia, defendendo que “todos os homens nascem livres e iguais em direitos, qualquer poder deve tratar todos por igual, todos devem ter igualdade na dignidade e igualdade de oportunidades” e “não podemos viver uns sem os outros, é importante olhar com atenção para todos os que nos rodeiam”. Por último mencionou que “sem desenvolvimento económico a igualdade não poderia existir, não haveria capacidade de criar emprego nem a capacidade de criar riqueza”. Mais tarde, nos Paços do Concelho, foi assinado um protocolo entre a autarquia e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (constituída pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa e a Assimagra- Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins), para a atribuição de um subsídio no valor de 150 mil euros e a cedência pelo período de dois anos de uma sala no Edifício Multiusos de Pêro Pinheiro para instalação da sede. Deste protocolo nasce assim o Centro de Inteligência e Tenologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI. Basílio Horta enalteceu o projeto pela “sua capacidade de ir mais longe e por permitir o desenvolvimento de uma parte do concelho”, referindo ainda que este acordo teve “um fim e um início. Fim de um longo processo de reuniões com os empresários e o início de uma parceria de enorme importância para o associativismo da região. É também o princípio de um forte impulso para a região, considerada o coração da pedra, Pêro- Pinheiro”. As comemorações continuaram em Rio de Mouro, onde foi inaugurada a Praceta Sacadura Cabral, depois de profundas obras de requalificação cujo objetivo passou pelo reforço e qualificação da praceta enquanto centralidade urbana. Em Monte Abraão, decorreu no Bairro 1.º de Maio a entrega das chaves de duas lojas municipais à Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Portugal e à Casa da Guiné – Associação de Solidariedade Social. Foram, também, entregues cerca de oitenta acordos de utilização da Horta Solidária. Este projeto é cofinanciado pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com a colaboração da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Para Basílio Horta, este foi mais um momento de “coesão territorial, dando continuidade à Política Concelhia de Acolhimento e Integração promovendo um olhar solidário sobre as pessoas deslocalizadas.” Por fim, foi inaugurado o Espaço Recreativo e de Lazer do Bairro 1.º de maio, composto por um espaço de jogo e recreio, um espaço desportivo e um espaço de lazer que vai proporcionar a convivência entre as várias gerações de moradores do bairro.