Câmara de Sintra recebe prémio na área social

premio-sinclui

A Câmara de Sintra recebeu o Prémio de Mérito na Área Social, no âmbito da candidatura ao Prémio Melhores Municípios para Viver 2017, promovido Instituto de Tecnologia Comportamental, com a parceria da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e o Jornal Sol.

O júri deste Prémio distinguiu o Município pelo desenvolvimento do projeto “Sintra Inclui”, o qual tem como objetivo promover a inclusão socioprofissional da pessoa com deficiência, através da criação de uma rede comunitária de apoio.

Este projeto foca a sua intervenção numa faixa de população jovem em situação de vulnerabilidade – o jovem com deficiência – procurando apoiar a sua transição da escola para uma vida adulta, ativa e incluída na comunidade, assim como os jovens que se encontram sem qualquer tipo de apoio e em situação de inatividade.

Neste momento o projeto desenvolve-se junto dos agrupamentos de escolas no apoio à construção do Plano Individual de Transição dos alunos, na formação dos docentes e na capacitação parental e no apoio a programas de inclusão tendo em vista a empregabilidade, sempre que possível, ou o desenvolvimento de atividades socialmente úteis na comunidade.