Câmara inicia construção do Centro de Saúde de Agualva e Mira Sintra

web CMS 6276

A Câmara Municipal de Sintra inicia, esta terça-feira, as obras de construção do Centro de Saúde de Agualva, que abrangerá cerca de 30 400 utentes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

“É mais um momento importante para Sintra. A construção do Centro de Saúde de Agualva faz parte da revolução virtuosa na saúde, que estamos a fazer em Sintra, com a construção de cinco novos centros de saúde e um novo hospital”, referiu Basílio Horta na assinatura do auto de consignação realizada esta tarde.

“Os munícipes têm de ter acesso a cuidados de saúde com qualidade e é nesse sentido que temos trabalhado”, considerou ainda o presidente da Câmara de Sintra.

A nova unidade de saúde familiar está a ser construída num terreno junto ao mercado de Agualva e será composta por duas unidades de saúde independentes e três pisos. A Unidade de Saúde Familiar (USF 1), com entrada na Rua do Mercado disponibilizará um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injetáveis e uma zona de apoio comum, sala de espera e receção. A Unidade de Saúde Familiar (USF 2), com acesso pela Rua Gonçalo Domingos da Silva será composta por uma entrada/ receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, igualmente um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis e oito gabinetes de consultas médicas e uma sala de reuniões e outra para o pessoal com cafetaria

A construção do centro de saúde no valor 1 milhão e 100 mil euros é financiada em 30% pela autarquia de Sintra, que também cede o terreno. A obra tem um prazo de conclusão de 8 meses.

A autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de 8 milhões de euros abrange a construção de 5 novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros.

csagualva