Câmara Municipal de Sintra associou-se ao ISCSTE num dia dedicado à comunidade

A Câmara Municipal de Sintra foi convidada a integrar a 5º edição do programa IULCome, iniciativa do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, para criar e organizar atividades de cariz comunitário destinados aos novos alunos deste instituto.

O projeto IULCome consiste na planificação de várias iniciativas de acolhimento e integração destinadas aos novos alunos do instituto, com o objetivo de facilitar a transição para o ensino superior e promover atitudes solidárias e conscientes necessárias a um desenvolvimento sustentável nas sociedades modernas. A proposta do ISCSTE para este ano foi a criação de oito desafios apoiados na temática da sustentabilidade: Planeta/ Ambiente e Pessoas / Responsabilidade Social, ao qual a autarquia respondeu em conformidade preparando ações de voluntariado nas áreas referidas.

Assim, no dia 13 de setembro, os estudantes realizaram pela manhã, diversas atividades, respondendo aos desafios apresentados e propondo soluções adequadas, as quais foram posteriormente apresentadas na universidade. Entre as atividades, incluem-se a recolha de beatas de cigarros no Parque Urbano de Agualva-Cacém, as visitas ao Banco de Recursos, à FabLab de Sintra e a dois mercados municipais. Neste dia desafiante, os alunos acompanharam ainda o PicNic Sénior, integrado no programa “Os Dias da Idade”, tomando consciência do drama do isolamento sénior que atinge muitos idosos e visitaram o Gabinete Médico Veterinário Municipal, confrontando-se com a problemática do abandono dos animais.