Câmara, Parques de Sintra e Bombeiros em colaboração “virtuosa” contra incêndios florestais

serra

A Câmara de Sintra assinou hoje dois protocolos com a Parques de Sintra Monte da Lua (PSML) e as Associações de Bombeiros de Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra, uma colaboração “virtuosa”, que tem como finalidade proteger a serra dos incêndios florestais.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu, durante a cerimónia, que através destes protocolos é criada mais uma equipa de bombeiros na serra de Sintra, entre as 8h00 e as 21h00.

“No período remanescente, a serra é vigiada pelo Exército, traduzindo-se numa vigilância de 24 horas por dia”, sublinhou o autarca.

Foi criado, também, um Sistema Operacional de Vigilância e Primeira Intervenção quanto a fogos florestais na Serra de Sintra, ou seja um comando rotativo.

“Estamos a fazer tudo aquilo que nos compete fazer para proteger a nossa serra dos incêndios florestais”, afirmou Basílio Horta, acrescentando que o município “não se demite das suas prioridades e obrigações”.

A Câmara de Sintra e a PSML comprometem-se, assim, a garantir os meios financeiros destinados à comparticipação nos custos dos recursos humanos e materiais que integram o comando permanente de operações, e a apoiar financeiramente (com uma verba global de 20 mil euros e a PSML com 50 mil euros) o Sistema Operacional de Vigilância e Primeira Intervenção.

Recorde-se que já no ano passado, a autarquia havia criado uma equipa permanente de sapadores florestais, com o objetivo de reforçar o sistema de Protecção Civil no município. Esta equipa de sapadores florestais passou a atuar na serra de Sintra, numa área de 4000 hectares, mas também no resto do território do concelho, incluindo a serra da Carregueira.