Câmara restaura fontes ornamentais do município

DSC 4793-Web

A Câmara Municipal de Sintra vai iniciar o restauro das fontes ornamentais localizadas na zona urbana do concelho, a que se seguirão as fontes ornamentais históricas - avançou Basílio Horta, esta terça-feira,  durante a apresentação do projeto realizada na Estufa Botânica de Massamá.

“Existem tantas fontes no nosso concelho que são património e precisam de ser recuperadas. Começamos com a recuperação das fontes urbanas e em seguida passaremos para as fontes nas zonas históricas”, referiu o presidente da Câmara.

A primeira fase da intervenção contempla fontes em diversas localidades do município: Largo da Av. Heliodoro Salgado na UF Sintra, Rotunda do Interface, Portela de Sintra na UF de Sintra, Rotunda dos Deficientes das Forças Armadas na UF Massamá e Monte Abraão, Rotunda Augusto Rendeiro na UF Massamá e Monte Abraão, Fonte do Largo da República na UF de Agualva e Mira Sintra e também no Parque Felício Loureiro na UF de Queluz e Belas.

As recuperações incidem na recuperação e reabilitação dos equipamentos de filtragem e tratamento de água para evitar o exagerado consumo, substituição ou reabilitação de todos os equipamentos e sistemas existentes que apresentam defeitos ou avarias, (eletrobombas, quadros elétricos, projetores, sistemas de ventilação, entre outros), substituição de toda a iluminação ineficiente por projetores de tecnologia LED, assim como a alteração dos efeitos de água em algumas fontes.

O restauro garante a continuidade do correto funcionamento das fontes e uma considerável redução de encargos e melhoria da qualidade de serviço, convidando a uma utilização dos espaços por residentes e visitantes.