Caprichos de Goya em exposição no MUSA

caprichos  goya

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a CulturSintra, vai promover no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 11 de julho a 10 de setembro, a exposição de gravuras “Caprichos de Goya”.

Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828), pintor e gravador espanhol, fundador do movimento Romântico e percursor do Impressionismo, é dos mais importantes artistas plásticos do final do século XVIII.

Embora pintor oficial da corte de Carlos IV, de Espanha, foi um crítico feroz à sociedade em que viveu, como demonstra em “Caprichos”, uma coleção de 80 gravuras onde censura os vícios humanos e as instituições políticas, denuncia as injustiças sociais e satiriza os comportamentos da sociedade, sobretudo das classes da nobreza e clero.

Passados quase 200 anos, a necessidade de justiça social mantém-se pelo que a UNESCO, em paralelo com o plano Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ONU, 2000/2015), está a promover o projeto Dancing for the Millennium Goals (A Dançar pelos Objetivos do Milénio), no qual a presente exposição se insere, contribuindo com parte da sua receita.