Centro de Ciência Viva passa a abrir todos os dias

cienciaviva

O Centro Ciência Viva de Sintra, que fazia parte da rede nacional de centros Ciência Viva, deu lugar à Oficina de Ciência de Sintra.

O espaço estava fechado às segundas, terça e quartas-feiras e passou a chamar-se Oficina de Ciência de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra assume a gestão do equipamento de forma a inverter a progressiva degradação do funcionamento do espaço que estava a cargo da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

A primeira medida tomada é voltar a abrir o espaço, já a partir desta semana, todos os dias, invertendo a decisão da Ciência Viva de manter o equipamento fechado às segundas, terças e quartas-feiras.

Apesar da Ciência Viva ser a entidade responsável pela gestão do espaço, o edifício, um investimento camarário superior a 2,6 milhões de euros, e todas as despesas de funcionamento em 2017 foram da responsabilidade do município de Sintra.

Toda a programação e equipamentos científicos vão manter-se em funcionamento, estando a autarquia a preparar um novo modelo de financiamento e uma nova estratégia para o período 2018/2020.

A autarquia vai também solicitar um relatório financeiro e das atividades dos últimos anos de gestão deste equipamento.