Centro de Saúde de Agualva

C S Agualva

No valor de 1 milhão e 100 mil euros, a nova unidade de saúde de Agualva, a funcionar desde junho de 2019, na Rua do Mercado, permite albergar cerca de 30 mil utentes. O edifício com três pisos contempla duas unidades de saúde familiar, com gabinete saúde mulher / planeamento familiar, gabinetes para consulta, de enfermagem, sala de tratamentos de pensos e sala de tratamentos de injetáveis.

A Unidade de Saúde Familiar (USF 1) disponibiliza um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injetáveis, uma zona de apoio comum, sala de espera e receção.

A Unidade de Saúde Familiar (USF 2) é composta por uma entrada/ receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, igualmente um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injetáveis, oito gabinetes de consultas médicas e uma sala de reuniões e outra para o pessoal com cafetaria.

O primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e a ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram esta unidade de saúde em Agualva.