Centro de Saúde de Sintra

CSSintra2016

As obras de construção do novo Centro de Saúde de Sintra, que abrangerá cerca de 21 mil utentes do município, tiveram início a 8 de maio. No local do futuro espaço, foi assinado o auto de consignação para a construção da obra que tem um prazo de conclusão de 210 dias e um orçamento de 900 mil euros.

Dá-se, assim, início ao processo de transferência do centro de saúde da vila, que funciona num prédio de habitação, para um novo edifício no bairro da Estefânea, antiga residência do ilustre médico Desidério Cambournac.

O novo Centro de Saúde de Sintra renasce de um imóvel inacabado que se destinava à sede da junta da União de Freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim), cujas obras estiveram paradas durante alguns anos, após falência da empresa construtora.

O atual projeto respeita todo o exterior da casa existente, com a construção de raiz de dois blocos em forma de “U”, com uma volumetria que não ultrapassa a altura da casa.

A reformulação do edifício vai permitir que a unidade de saúde fique com todos os espaços interiores e exteriores acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, através de rampas e/ou elevador.

O equipamento vai dispôr de 14 gabinetes médicos, 4 gabinetes de enfermagem, 1 gabinete de consulta mulher, 3 salas de tratamento e 2 de espera.

Refira-se que a Câmara Municipal de Sintra desenvolveu um programa para novos centros de saúde, investindo oito milhões de euros para a construção de cinco novos equipamentos em Algueirão-Mem Martins, Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, mais a cedência dos terrenos e edifícios.