Centro interativo conta Mitos e Lendas de Sintra

mitos-lendas

O Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas abre as portas ao público, no próximo verão, e ficará instalado no edifício do posto de turismo da Câmara Municipal de Sintra.

O espaço é um convite à descoberta da dimensão misteriosa de Sintra, uma viagem no tempo e no espaço por mitos e lendas que estão na origem de Sintra, enquadrados historicamente, conciliando realidade e ficção, através do uso de cenografia, multimédia e experiências sensoriais.

Num percurso com cerca de 17 espaços distintos vão ser contados mitos e lendas de Sintra pela voz de vários narradores e personagens.

A viagem terá início no elevador e o ponto de partida no piso 3, a que corresponde a zona 2 do centro interactivo e mostrará uma introdução à paisagem de Sintra através de uma vista panorâmica da serra impressa na parede. Com tablets rotativos apontados à paisagem vai ser possível interagir com a imagem e focar vários mitos e lendas georreferenciados, ativando a realidade aumentada que introduz uma animação dos mesmos.

No piso 1 (zona 1) vai ser recriada a lenda do “Túmulo dos Dois Irmãos”, numa cenografia com um holograma em dimensões reais que faz a ligação do real com o imaginário. Muitos outros mitos e lendas de Sintra serão apresentados ao longo do percurso.

O projeto é inclusivo. Para visitantes com deficiência auditiva vão estar disponíveis tablets legendados que possibilitam o acompanhamento do percurso e para visitantes com necessidades visuais especiais vão ser disponibilizados áudio guias com a descrição de todas a ações e respetiva envolvência.